Saúde

OMS avalia mudar nome da varíola dos macacos para proteger animais

Reprodução/TV Anhanguera
Cientistas pediram mudança à OMS nova nomenclatura para a doença, "que não seja discriminatória nem estigmatizante"  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Anhanguera

Publicado em 09/08/2022, às 19h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Harris, disse nesta terça-feira (9) que o atual surto de varíola dos macacos representa um risco de transmissão que vem de humanos e revelou que a entidade está atualmente avaliando junto com especialistas adotar um novo nome para a doença, após cientistas solicitarem a mudança.

O pedido foi feito à organização solicitando uma nova nomenclatura "que não seja discriminatória nem estigmatizante".

De acordo com Harris, a preocupação atual sobre a doença deve estar no fato de que a varíola dos macacos está sendo transmitido na população humana e o que os humanos devem se atentar a medidas sanitárias de proteção.

"Certamente, não deveria ser sobre ataques a nenhum animal", disse. Conforme a epidemiologista, a forma como a transmissão pode ser interrompida atualmente é justamente se as pessoas se precaveem, procurando ajuda médica no reconhecimento dos sintomas característicos da doença. "Então não estigmatize nenhum animal ou qualquer ser humano porque se você fizer isso, teremos um surto muito maior", adiconou.

Por fim, Harris disse que o trabalho atual da organização está em andamento, mas não estabeleceu uma data exata para a definição do novo nome. "Há muito trabalho e teremos alguns anúncios em breve", prometeu.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp