Saúde

Outubro Rosa: Confira a programação do Governo do Estado para a campanha

Divulgação/Sesab
Até 4 de novembro, serão ofertadas mais de 2.700 consultas  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Sesab

Publicado em 16/10/2023, às 05h30   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Como parte da campanha Outubro Rosa, o Governo do Estado planejou uma série de ações que visam combater o câncer de mama. Entre elas estão exames de mamografias, consultas com ginecologistas, mastologistas e outros, tendo início no dia 1º de outubro e indo até 4 de novembro.

Os exames podem ser agendados no site da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Eles são voltados apenas para mulheres entre 40 e 69 anos. No dia da consulta, a mulher deverá levar o RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Não é necessária a requisição médica.

Quatro unidades móveis da Sesab estão distribuídas pela capital baiana para atendimento de segunda a sábado, das 7h às 18h, exceto no próximo feriado de 2 de novembro. Cada veículo tem a capacidade de realizar até 150 mamografias por dia e estarão em pontos estratégicos, como Uneb do Cabula, Salvador Norte Shopping e Vila Militar dos Dendezeiros. (Confira a programação completa abaixo)

outubro-rosa

Ao longo de todo o mês, a Secretaria da Saúde do Estado ofertará mais de 2.700 consultas, sendo 2.502 no Hospital da Mulher e 240 no Centro Estadual de Oncologia (Cican), ambos na capital baiana.

O Hospital da Mulher, localizado no largo de Roma, fará 1.755 atendimentos de ginecologia ofertados através do sistema Lista Única, que contempla as demandas cadastradas pelos 417 municípios.

Além disso, 747 consultas com mastologistas poderão ser agendadas exclusivamente pelo site, tendo como pré-requisito a requisição médica ou um exame indicando alteração na mama. As consultas ocorrerão aos finais de semana de outubro, tendo início no dia 1º (domingo) e encerramento no dia 29.

Ainda em Salvador, o Centro Estadual de Oncologia (Cican) também ofertará consultas especializadas com mastologistas. Serão 240 avaliações nos dias 7 e 21 de outubro, sendo 120 consultas por dia. A unidade ainda disponibilizará 160 vagas para realização do exame de mamografia através da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem, sendo também agendados pelo site.

Ações no interior do estado

Como ação do Outubro Rosa, as Policlínicas Regionais de Saúde instaladas nos municípios de Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, Jequié, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Valença, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Jacobina, Itabuna, Senhor do Bonfim, Simões Filho, Barreiras, Ribeira do Pombal, Eunápolis, Brumado, Itaberaba, Serrinha, Santa Maria da Vitória e São Francisco do Conde ofertarão vagas extras para os municípios consorciados agendarem exames de mamografia ao longo do mês.

O serviço de mamografia da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem que funciona nos hospitais estaduais em Jequié, Vitória da Conquista e Guanambi também ofertará exames extras e fará ações educativas. Ao todo serão 100 exames.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp