Saúde

Outubro Rosa: Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama é celebrado nesta quarta-feira (19)

Fernando Frazão/Agência Brasil
Em entrevista ao BNews, a oncologista clínica Lygia Tinoco falou sobre a importância da data para a luta contra o câncer de mama  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 19/10/2022, às 17h44 - Atualizado às 17h45


FacebookTwitterWhatsApp

Entre as diversas campanhas e ações de conscientização e prevenção do câncer de mama, realizadas durante o Outubro Rosa, está o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama, celebrado nesta quarta-feira (19). A data tem como objetivo promover a ampliação do debate sobre a importância da prevenção da doença entre a população mundial.

De acordo dados disponibilizados pela Agência Internacional para a Investigação do Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 foram diagnosticados mais de 2,2 milhões casos de câncer de mama, o que representa um percentual de 11,7% do total de casos de câncer, sendo o câncer de mama o tipo de câncer que atinge mais pessoas no mundo.

Embora não exista uma causa específica para o câncer de mama, diversos fatores de risco podem estar associados à doença, entre eles, os comportamentais, que incluem desde sedentarismo, obesidade e sobrepeso, ao consumo de bebidas alcóolicas e exposição constante a raios X. Há, ainda, os fatores reprodutores e hormonais, como, por exemplo, a primeira menstruação antes dos 12 anos e menopausa após 55 anos.

Os fatores genéticos, entre eles histórico familiar de câncer de ovário, histórico de câncer de mama na família e alteração genética nos genes BRCA1 e BRCA2 também estão entre os fatores de risco para o câncer de mama. Vale ressaltar, no entanto, que a quantidade de fatores acumulados por uma mesma pessoa não define que a doença será desenvolvida.

Em entrevista ao BNews, a oncologista clínica Lygia Tinoco falou sobre a importância do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama para a luta contra doença. “No dia do combate ao câncer de mama devemos estimular a prevenção e diagnóstico precoce desta doença”, elencou.

De acordo com a médica, toda mulher deve observar e palpar suas mamas com frequência. “Notando alguma alteração na pele, no tamanho, na simetria, nos mamilos, ou presença de nódulos, deve procurar imediatamente seu médico”, orientou Lygia.

Além disso, a oncologista clínica chamou a atenção para a necessidade de realização do exame de mamografia para mulheres com idade a partir de 40 anos. “Devemos também fazer a mamografia a partir dos 40 anos e seguir a frequência do exame de acordo com o recomendado pelo seu médico mastologista ou ginecologista”, informou.

“Todos esses cuidados vão possibilitar um diagnóstico precoce do câncer de mama aumentando a chance de cura desta doença”, finalizou a médica.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp