Saúde

Outubro Rosa: Saiba como se prevenir do câncer no colo do útero e entenda campanha

Freepik
Especialista contou ao BNews como cuidar do corpo para evitar câncer no colo do útero  |   Bnews - Divulgação Freepik
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 28/10/2023, às 05h30


FacebookTwitterWhatsApp

A campanha do 'Outubro Rosa' é tradicionalmente conhecida por tratar sobre a prevenção e cuidados contra o câncer na mama. No entanto, nesse mês também é abordada a possível descoberta de um tumor no colo do útero.


Em entrevista ao BNews, a ginecologista Lorena Magalhães explicou algumas informações que são importantes para o conhecimento das mulheres e comentou sobre a campanha ser também utilizada para abordar esse tipo de câncer, que vitimiza muitas mulheres no Brasil e no mundo.


"É sempre oportuno falar de prevenção de câncer. Tanto de mama, como de colo de útero na mulher. Tem o Março Lilás, que a gente foca muito no câncer de colo de útero, mas é interessante aproveitar esse momento de autocuidado da mulher, de autoconhecimento, de prevenção, pra gente falar também no câncer de colo de útero", pontuou.


Para começar falando desse tipo de câncer, é fundamental explicar quais são os seus sintomas: dor abdominal, sangramento vaginal e odores na região íntima podem ser alguns dos sinais de que a doença já esteja avançando. Por isso, a profissional destaca a importância da prevenção.


"A nossa estratégia é que a maioria das mulheres sejam vacinadas, que já comece agora com as crianças para que as gerações futuras não desenvolvam mais o câncer", explica. Vale lembrar que o vírus HPV também provoca o surgimento dessa doença: "os mais agressivos para o câncer de colo de útero são os subtipos 16 e 18".


A médica ainda diz como funciona o tratamento contra o HPV e explica que depende da dimensão da ferida causada pelo vírus: "Geralmente, fazemos o tratamento a depender da lesão que ele cause. Então, se ele causar uma lesão de alto grau é um tipo de tratamento, uma lesão de baixo grau é outro tipo de tratamento. Então ele precisa causar uma repercussão no corpo da mulher, uma lesão no colo do útero, aí de acordo com essa lesão você vai conduzir o seu tratamento. A forma de você prevenir é com a vacinação", pontua.


Prevenção e exames


O discurso da especialista entrevistada pela reportagem foi pautado em ressaltar a importância do acompanhamento médico. Sobre prevenção, ela comenta que um dos exames mais conhecidos e realizados na área ginecológica feminina é o papanicolau, que, a depender da faixa etária da mulher e dos seus exames anteriores, é feito em uma periodicidade diferente.


"É interessante  você passar no ginecologista, colher esse exame porque ele faz a prevenção. Ele pega lesões no início, evitando que você chegue a uma lesão maligna e você faça uso da vacina.A gente disponibiliza a vacina no SUS", garante. A médica também lembra que, para um cuidado melhor, é fundamental que mulheres procurem um ginecologista pelo menos uma vez por ano. 


Sobre esse tipo de diagnósticos na infância, ela sinaliza: "É interessante se você tem uma filha, tem uma vizinha, uma sobrinha, você já orienta, porque é uma excelente forma de prevenção a gente vacinar as nossas meninas. Temos a vacina tetravalente, que está disponível no SUS e já temos a nonavalente na rede privada", completa. 


Você que é mulher, busque sempre ter um acompanhamento médico e sempre que puder, vá fazer sua consulta anual, para prevenir ou tratar o mais cedo possível um diagnóstico que possa surgir.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp