Saúde

Problemas de postura? Confira três exercícios simples para corrigir o problema

Reprodução / Freepik
As atividade ajudam a diminuir as dores no corpo causadas pela falta de postura correta  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Freepik
Redação Bnews

por Redação Bnews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 03/08/2025, às 17h40



Alguns exercícios podem ajudar a melhor as dores nas costas, pescoço e ombros, além de problemas circulatórios e respiratórios.

Quem busca reverter esse quadro e melhorar a postura, o clínico-geral do NHS (sistema de saúde britânico, semelhante aos SUS) Suraj Kukadia, conhecido como Dr. Sooj no TikTok e Instagram, fez um post dando três dicas de exercícios simples e recomendando que as pessoas não usem corretores posturais.

Alongamento do flexor do quadril

O exercício começa com você ajoelhado sobre um joelho, com a outra perna à frente, formando um ângulo de 90 graus em ambos os joelhos. Em seguida, incline levemente a pelve para trás (chamado de inclinação pélvica posterior) e projete o corpo para a frente.

Você deve sentir um alongamento profundo na coxa e quadril. Para intensificar o efeito, gire a parte superior do corpo para longe do músculo que está sendo alongado ou incline-se para o lado oposto. Mantenha a posição de 30 a 60 segundos em cada lado.

Alongamento dos músculos do peito

Basta segurar o batente com uma das mãos e estender completamente o braço. Depois, gire o corpo todo para o lado oposto, mantendo o braço fixo e esticado. Esse movimento cria uma tração nos músculos peitorais, que ajuda a “abrir o peito”.

A altura do braço pode ser ajustada conforme sua flexibilidade e conforto — o importante é manter a tensão no músculo, sem dor. Assim como no primeiro exercício, segure a posição de 30 a 60 segundos.

Fortalecimento das costas

Levante as escápulas para trás [as "asas" das costas] para ativar os músculos das costas, os cotovelos para trás a 90 graus e, em seguida, giramos para cima. Giramos para baixo, para a frente e relaxamos. Então, escápulas e cotovelos giram. Faça isso de 15 a 20 vezes, várias vezes ao dia.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)