Saúde

Saiba o que são shots e conheça 3 'misturas' que fazem bem à saúde

Reprodução/ Unsplash
Nutricionista especializada em saúde gastrointestinal deu detalhes sobre benefícios dos shots  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Unsplash
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 09/11/2023, às 05h30


FacebookTwitterWhatsApp

O termo "shots" é popularmente conhecido quando se trata de pequenas doses de bebidas alcoólicas, no entanto, por trás desse significado, existe outra função desconhecida por algumas pessoas. Ao BNews, a nutricionista especializada em saúde gastrointestinal, Gabriella Behrmann, explicou sobre como essas 'misturas' podem fazer bem para o sistema digestivo. 

A especialista começa esclarecendo sobre o que de fato é "shot": "É uma forma de concentrar substâncias fitoquímicas que tenham atividade antioxidante e anti-inflamatória.  Na elaboração do shot, o ideal é ter um alimento que seja uma base ácida com um concentrado de fitoquímicos de acordo com a necessidade e o objetivo", disse.

Para auxiliar os leitores do BNews, a profissional listou três shots que podem fazer bem à saúde, ajudando a digestão e até  em caso de dores abdominais. 


Opção 1: 1 colher de café de gengibre em pó + 1 limão espremido + 1 pouquinho de água. É muito bom para melhora da função gastrointestinal, sensação de digestão ruim e de distensão abdominal. 

Opção 2: 1 limão espremido + 2 cápsulas de carvão ativado (em lojas de produtos naturais ou farmácia de manipulação) + 30 gotas de chá de anis estrelado. 


"O carvão ativado ajuda na diminuição da distensão e dor abdominal e contribui para melhora o processo digestivo. Muito importante: o carvão ativado nunca deve ser usado junto com as refeições, pois  pode impedir a absorção de nutrientes importantes. No caso do anis, ele possui atua na musculatura do trato gastrointestinal e também auxiliam na modulação do microbioma intestinal", explicou.

Opção 3: 1 colher de sopa de alecrim + 1 limão + um pouquinho de água. Amasse bem o alecrim, adicione água, amasse mais um pouco para favorecer a extração dos ativos, coloque um pouco de água aos poucos e coe. As substâncias presentes no alecrim podem ajudar muito na diminuição de gases intestinais. Esse efeito pode ser maximizado em pH ácido, por isso usar um limão. Pessoas que possuem gastrite, refluxo devem ter atenção com as opções ácidas, como no caso do limão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp