Saúde

Semana Santa: Saiba cinco dicas sobre como evitar problemas com alimentação; confira

Freepik
BNews conversou com nutricionista para dar dicas sobre evitar problemas com alimentação na Semana Santa  |   Bnews - Divulgação Freepik
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 29/03/2024, às 09h30


FacebookTwitterWhatsApp

A sexta-feira santa é o dia marcado pela religiosidade e reflexão, além do encontro de famílias para fazer aquele almoço sagrado, acompanhado de muito chocolate e alimentos de frutos-do-mar. Contudo, tudo em exagero pode trazer uma péssima experiência.

Acompanhe a cobertura do BNews nas Olimpíadas de Paris

Para evitar problemas na ceia da Semana Santa, o BNews conversou com a nutricionista Drª Larissa Sena para trazer cinco dicas sobre o assunto. A profissional é formada na Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em dificuldades alimentares infantojuvenis.

Confira as dicas:

  1. Comer é um ato cultural e a cultura alimentar da semana santa aguça paladares e todos os 8 sentidos em volta da mesa de toda família brasileira. Então, não deixar de aproveitar esse momento com moderação em família é crucial.
  2. Alimentos de boa qualidade nutricional como peixes e crustáceos merecem atenção desde a escolha, atentando- se ao aspecto geral (cor, cheiro, textura), temperatura de acondicionamento desses produtos na hora da compra e procedência até sua forma de preparo, pois podem causar gastroenterites e a depender do grau até o óbito em casos mais extremos de possíveis contaminações. E o tipo do peixe também é importante, optar por aqueles que têm melhor composição de gorduras boas e com menor probabilidade de contaminação por mercúrio, como sardinha, tilápia, pescada amarela, peixe-panga e merluza.Além disso, o uso excessivo de leite de coco, dendê e alto consumo desses alimentos fritos podem favorecer o ganho de peso e possíveis alterações em parâmetros bioquímicos como triglicérides.
Drª Larissa Sena, nutricionista
Drª Larissa Sena, nutricionista - Crédito: Reprodução/Redes sociais

  1. O chocolate muitas vezes é tido como "vilão" mas desde que em quantidade moderada, com consumo consciente e com maior teor de cacau como é o caso do 70% cacau ou mais, torna-se até estratégico, em detrimento do seu teor de antioxidantes (flavonoides) e potencial anti-inflamatório ajudando no processo a depender da quantidade consumida. O recomendado em geral são 20 gramas por dia, então o ideal é pelo menos não ficar "beliscando" o chocolate ao longo do dia, pois em caso de exageros além das gordurinhas, a enxaqueca e má digestão podem bater à porta.
  2. Aos alérgicos, atentar-se aos frutos do mar, presença de leite em caso de alérgicos à proteína do leite de vaca e preparações contendo-os, em especial dentre o público infantil. Vale salientar aos adultos e até às outras crianças que ofereceram alimentos e/ou doces à criança sem antes obter autorização dos responsáveis, devido a possíveis riscos alérgicos graves em caso de contato com alguns alimentos específicos.
  1. E para aqueles que abusam do álcool, é essencial tomar cuidado com o teor alcoólico do vinho que, em excesso, pode causar intoxicação e até coma alcoólico.

Com essas dicas oferecidas pela nutricionista você e sua família poderão aproveitar o melhor da ceia de Semana Santa, sem exagerar nas comidas e de forma mais saudável.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp