Saúde

Transplante de laringe faz mulher voltar a falar após 20 anos: 'Marido tinha esquecido o som da minha voz'

Divulgação/Hospital Civil de Lyon
Mulher perdeu a fala em 1996 e passou pelo primeiro transplante de laringe do mundo  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Hospital Civil de Lyon

Publicado em 21/11/2023, às 17h47   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Uma mulher que perdeu a habilidade de falar há 20 anos conseguiu recuperar sua voz após passar por um transplante de laringe. O caso aconteceu em Lyon, na França.

Karine, de 49 anos, perdeu a fala por complicações causadas por uma entubação feita após ter sofrido uma parada cardíaca em 1996. Com isso, ela desenvolveu estenose de laringe, um tipo de "aperto" gradual da garganta que faz a passagem de ar para os pulmões ser dificultada.

Com a piora do quadro, Karine não conseguia falar e respirava há mais duas décadas com auxílio da traqueostomia — procedimento que realiza uma abertura frontal na traqueia para permitir a passagem do ar.

No início de setembro ela passou pela cirurgia de transplante de laringe. O procedimento contou com uma equipe de 12 cirurgiões e durou cerca de 27 horas.

Em poucos dias de recuperação, Karine conseguia falar algumas palavras. Sua rotina exige diversos exercícios para as cordas vocais e de respiração. Para os médicos, em alguns meses ela pode voltar a se comunicar com a voz normal. 

“Eu queria fazer um transplante, há cerca de dez anos, para voltar à vida normal, para poder fazer atividades com os meus filhos, para poder comunicar, para ser independente. Hoje parece estranho falar novamente. Minhas filhas nunca tinham me ouvido! Quanto ao meu marido, ele havia esquecido o som da minha voz!”, disse Karine.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp