Saúde

Uso diário de vaper pode aumentar em 2 vezes risco de disfunção erétil

Divulgação/Ministério da Saúde
Foram excluídos do levantamento homens com outras condições que possam levar à disfunção erétil  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ministério da Saúde

Publicado em 10/12/2021, às 22h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Homens com mais de 20 anos que fumam cigarro eletrônico - conhecido como vaper - diariamente têm duas vezes mais chance de desenvolver disfunção erétil. É o que mostra uma pesquisa publicada na revista científica American Journal of Preventative Medicine.

“Nossa análise levou em consideração o histórico de uso de cigarros comuns na história dos pacientes, incluindo naqueles que nunca fumaram”, explica o professor Omar El Shahawy, da Universidade de Nova York.

Segundo reportagem do Metrópoles, foram excluídos do levantamento homens com outras condições que possam levar à disfunção erétil, como colesterol alto, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares, assim como fumantes de cigarros comuns.

A pesquisa diz que há duas razões principais para a ligação entre o vaper e a disfunção erétil. A primeira delas é que a nicotina e outros elementos químicos presentes no produto interferem na habilidade das artérias de se dilatar, aumentando o fluxo de sangue, o que levaria aos problemas de ereção. Já a segunda é a quantidade de nicotina usada em um vaper, que pode chegar a ter maior do que nos cigarros comuns — quanto mais nicotina, ainda mais se absorvida diariamente, maior a chance de se sofrer com a disfunção.

Os pesquisadores ainda não sabem se o efeito da nicotina do vaper na ereção é algo duradouro, ou se passa conforme o indivíduo abandona o vício.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp