Ciência

Ministro diz que 5G chega em todas as capitais até julho de 2022

Agência Brasil
Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 14/09/2021, às 14h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou nesta terça-feira (14) que a internet 5G chegará em todas as capitais brasileiras até julho de 2022. Ele afirmou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está em processo final de votação do edital, após aprovação no Tribunal de Contas da União (TCU). As informações são do SBT News.

"Esse vai ser o maior leilão já realizado pela Anatel. Serão quatro faixas de 700 MHz, 2.3 GHZ de 3.5 GHZ e a de 26 GHZ. O valor estimado até agora é de R$ 54 bilhões e a grande notícia para os brasileiros é que teremos um leilão não arrecadatório", disse o ministro. 

De acordo com Faria, o leilão "não arrecadatório" significa que todas as verbas levantadas serão investidas em infraestrutura de comunicação e aprimoramento da conectividade em áreas carentes.

"O 5G chegará em todas as capitais até julho de 22, chegando progressivamente a todos os municípios. Nós temos mais de 8.000 localidades no interior com 4G ou 5G ou 5G standalone. Todas as rodovias federais com 4G ou superior. Nós iremos levar a internet para 48 mil km de rodovias", afirmou o ministro. 

O leilão de radiofrequências da tecnologia 5G no Brasil tinha previsão inicial de acontecer no primeiro trimestre de 2020. No entanto, a votação do texto do edital de implementação foi adiada após um pedido de vistas do conselho da Anatel na 2ª feira (13.set). Com a medida, o início do leilão pode demorar mais a sair.

Matérias Relacionadas

Ministro estima perda de R$ 100 milhões/dia com atraso no leilão do 5G

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp