Argentina se cura do vírus do HIV sem necessidade de tratamento

Divulgação
Ela pode ser a segunda pessoa no mundo a conseguiu se curar sem a necessidade de um tratamento antirretroviral ou transplante de medula óssea  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/11/2021, às 22h30   Redação Bnews

Uma argentina pode ser a segunda pessoa no mundo que se infectou pelo vírus do HIV e conseguiu se curar sem a necessidade de um tratamento antirretroviral ou transplante de medula óssea.

Uma pesquisa publicada nesta terça-feira (16) no "Annals of Internal Medicine", de pesquisadores de Buenos Aires e Boston, mostra que a mulher manteve uma carga indetectável do HIV tipo 1 há pelo menos 8 anos.

Os pesquisadores examinaram 1.5 bilhões de células da paciente onde não foi detectado o material genético partículas do vírus que fossem capazes de replicar nem provir do HIV, que se entrega ao DNA das nossas células.

• De fio dental, Danielle Winits impressiona seguidores aos 47 anos; veja fotos
• Jovens desaparecem após saírem para trilha na Chapada Diamantina
• Associação Nacional das Baianas de Acarajé emite nota de repúdio sobre intolerância com profissional do Pelourinho
• Ministério da Saúde vai liberar 3ª dose da vacina contra Covid para todos os adultos

"A cura funcional é aquela em que você controla o vírus e não tem mais nenhuma evidência de que ele possa fazer algum mal à saúde. É aquela daquelas pessoas que a gente chama de controladores de elite – não é uma coisa infrequente, acontece em 1% a 3% das pessoas", afirma Ricardo Diaz, infectologista da Universidade Federal de São Paulo.

"Essas pessoas têm carga viral indetectável – então, aparentemente, o vírus não está se multiplicando de uma forma que a gente consiga enxergar com os métodos de laboratório que tem. E elas não têm uma diminuição da imunidade – não cai o CD4 [tipo de célula de defesa]", declara Diaz.

A autora da pesquisa, Xu Yu, informou em comunicado à imprensa que as descobertas podem sugerir uma resposta específica de células do sistema de defesa que abre a possibilidade para que outras pessoas com HIV também tenham alcançado a cura sozinhas.