BNews Turismo

Centro de Convenções é a grande esperança de bons resultados para hotelaria soteropolitana em 2020, aponta ABIH

Divulgação
O equipamento municipal será inaugurado ainda neste mês de janeiro e deve atrair turismo de negócios   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/01/2020, às 12h28   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Diante da frustração do setor hoteleiro em 2019, causada pela crise da Avianca e as manchas de óleo nas praias baianas, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA) enxerga boas expectativas de crescimento neste ano. Em balanço apresentado nesta sexta-feira (10), o presidente do órgão, Luciano Lopes, apontou alguns pontos que devem favorecer a hotelaria soteropolitana. A grande esperança está na inauguração do novo Centro de Convenções de Salvador, que deverá acontecer no final deste mês de janeiro. "Para esse ano nós temos como grande expectativa a inserção do Centro de Convenções na cidade, que vai inaugurar no final desse mês, trazendo para cidade o turismo de negócios".

Segundo o ex-presidente da ABIH, Glicério Lemos, o equipamento foi um dos principais pedidos da categoria nos últimos anos. "Nós assumimos a ABIH em 2016 e esse foi um dos pedidos que fizemos para o prefeito ACM Neto e em várias audiências que tive com ele, falamos que a prefeitura teria que tomar essa posição, de fazer o Centro de Convenções, e eu ouvi diversas vezes do prefeito que a prefeitura não tinha condições viáveis, financeiramente falando, para fazer", revelou.

Diante do pedido atendido, Lemos afirma que os hoteleiros têm visto o Centro com bons olhos para rebater a má fase do setor e agradeceu ao prefeito ACM Neto pela "conquista". "Felizmente, o prefeito conseguiu os recursos, entendeu a necessidade que toda cadeia do turismo, principalmente a hotelaria, que é o maior investimento de toda cadeia do turismo, da necessidade de um novo Centro de Convenções de Salvador. O prefeito prontamente entendeu isso, porque em torno daquela região, temos mais de 10 mil leitos hoteleiros. Então, a localização é perfeita, o Centro de Convenções está belíssimo, e a ABIH só tem a agradecer, nós hoteleiros só temos a agradecer, a satisfação é geral porque é um equipamento de alta relevância".

"Vejo o centro de convenções como uma grande âncora, que vai trazer o turismo de negócios, que vai fazer com que a cidade consiga no período de baixa estação, aumentar a taxa de ocupação. A expectativa é que em 2021, já tenhamos um aumento nos períodos de menos movimentação", completamenta Lopes.

Incentivos fiscais da prefeitura
Outro ponto que está sendo tratada como a grande conquista para os empresários do setor é a redução das dívidas tributárias junto ao município. Responsável pelas tratativas com a prefeitura de Salvador, o ex-presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos, falou da importância desse avanço e garantiu que será benéfico para os dois lados. Além disso, o modelo já está sendo procurado por associações de diferentes cidades do Brasil para incentivar os respectivos trades.

"A gente conseguiu isso em quatro anos de tratativas com o prefeito, mostrando a necessidade para o desenvolvimento e para evitar que mais hotéis fechem. O Brasil todo nos procurou, desde a hora que foi aprovado, que o prefeito deu "ok", que a mensagem foi enviada para Câmara, meu telefone não parou, os colegas das ABIH locais querendo saber os detalhes todos. Até hoje, nós temos aí diversas cidades do interior do Brasil querendo fazer essa mesma experiência, porque os prefeitos estão entendendo que é uma necessidade. A competição de cada polo turístico passa pela requalificação dos hotéis. O polo turístico que não tiver uma boa hotelaria, ele não vai se desenvolver. Nós conseguimos também incluir o crescimento da taxa de ocupação, o crescimento do faturamento do hotel, porque isso a prefeitura vai ganhar também. Ela está abrindo mão de uma pequena parte, mas vai ganhar na outra, que é justamente o aumento da receita. A gente aumentando a taxa de ocupação, a receita dos hotéis, 5% vai diretamente para os cofres dos municipais".

Segundo o atual presidente, trata-se de incentivos fiscais, que permite o pagamento de dívidas tributárias municipais com desconto de até 100% de multa de encargos monetários e a redução em até 40% no IPTU. "Este era um pleito antigo do setor da hotelaria para minimizar o fechamento de hotéis e as perdas na taxa de ocupação da hotelaria, sendo possível investir em treinamentos, requalificação da rede hoteleira e gerar emprego e renda", explica. Lopes ainda alerta para o prazo, que encerra na tarde desta sexta-feira (10), para que os empresários possam habilitados, dentro dos critérios apresentados, possam solicitar a reduação dos tributos. A solicitação deverá ser realizada junto à Sefaz e todas as informações estão no site da ABIH-BA.

Além dos incentivos fiscais e aquecimento do mercado, que deverá ser provocado pelo Centro de Convenções, a Associação apresentou um plano de ações para melhorar desempenho do setor. Segundo o presidente, as atividades serão aplicadas após o Carnaval, que é um grande alavancador na ocupação dos hotéis de Salvador. "Carnaval a gente já tem uma ocupação histórica muito elevada. A cidade chega praticamente a 100% de ocupação, temos muito mais demanda do que oferta para o Carnaval, porque a cidade lota, vem turistas de todas as partes do mundo, então nossa expectativa é chegar a 100%, principalmente nos hotéis que estão próximos ao circuito", destaca ao mostrar satisfação também com os números da alta estação. "Estamos vendo na prática que a cidade está muito movimentada. Percorrendo os pontos turísticos é possível ver que a cidade está cheia e consequentemente os hotéis. O verão ele já tem ocupação muito alta, com taxa média de 80%, o que já é um numero bastante significativo", comemora.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp