BNews Turismo

Crise da Avianca e manchas de óleo nas praias afetaram resultados do setor hoteleiro de Salvador

Divulgação
Nos dados apresentados pela Associação, houve leve alta de ocupação, que não foi maior devido a problemas externos   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/01/2020, às 12h37   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

O crescimento na taxa de ocupação do setor hoteleiro de Salvador em 2019, qunado comparado ao ano anterior, foi bastante discreta, apenas de 0,34%. Mas, os resultados foram comemorados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA). Os números foram apresentados na manhã desta sexta-feira (10), em coletiva de imprensa realizada no Hotel Fasano, no centro da cidade.

Conforme os dados apresentados, entre janeiro e dezembro, a média de ocupação foi de 62,49%, contra 62,15% em 2018. Segundo o presidente da Asssociação, Luciano Lopes, a leve alta tem fatores que influenciaram diretamente e freiaram um crescimento ainda maior, a exemplo da crise da Avianca e as manchas de óleo que atingiram as praias baianas. "A crise da avianca tirou uma grande quantidade de passageiros de Salvador", declarou.

"Diante do que aconteceu, como a crise da Avianca, as manchas de óleo, o aumento no preço das passagens, a gente praticamente manteve uma estabilidade em relação a 2018. Então, a gente comemora o resultado porque a gente conseguiu pelo manter a tendência de crescimento e não reduzir a ocupação. Para hotelaria foi um ano importante e esperamos em 2020 recuperar mais ainda a nossa hotelaria", projeta.

Outro fator comemorado pelo setor foi o aumento na média das diárias, que apresentou crescimento de 27,43%, passando de R$ 228,18 em 2018 para R$ 290,78 em 2019. A alta foi motivada pela entrada de hotéis de luxo no mercado. Por outro lado, apenas no mês de dezembro, houve redução na taxa de ocupação em 4,25%

Para o presidente, o impacto não foi maior, diante dos problemas citados acima, devido às ações realizadas pela ABIH para movimentar o mercado. "Realizamos em 2019 diversas ações promocionais, como: Road Show, FAM Show de Agentes de Viagem, FAM Show para operadores de viagem, rodada de negócios, Hospitality Experience, que é um dos principais eventos hoteleiros do Brasil", explica.

Questionado sobre a relação da segurança com os resultados no turismo na cidade, Lopes garante que não afeta diretamente. "Em relação à segurança a gente não tem, de uma forma geral, muitos episódios que afetam diretamente o turismo. Temos problemas, como aconteceu alguns casos em 2019, mas de uma forma geral não tem criado uma sensação de insegurança para quem está chegando. Então, a tendência é isso melhorar. A ABIH tem pautas constantes com os comandos das polícias e vamos buscando identificar e apontar problemas para que isso melhore".

Os números são fruto da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxainfo), realizada em parceria entre a Asssociação Brasileira da Indústria de Hotéis - seções Bahia e Brasil, com dados fornecidos diariamente pelos próprios hotéis ao Portal Cesta Competitiva. A média resultante constitui indicador para avaliar a evolução da atividade de hospedagem em nossa capital.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp