BNews Turismo

Presidente da ABIH-BA comemora abertura da temporada de cruzeiros e prevê retorno de turistas a Salvador

Reprodução // Diário do Turismo
Luciano Lopes também falou da alta na ocupação hoteleira da capital baiana       |   Bnews - Divulgação Reprodução // Diário do Turismo

Publicado em 04/11/2021, às 17h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A abertura oficial da Temporada de Cruzeiros 2021/2022 acontece nesta sexta-feira (05) com a saída do primeiro cruzeiro a navegar em águas brasileiras após as medidas restritivas impostas em virtude da pandemia de Covid-19. A retomada neste segmento vai injetar cerca de R$ 2,5 bilhões na economia já nesta temporada.

É um número a se comemorar, segundo Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado da Bahia (ABIH-BA). Os turistas que chegam de cruzeiro não ficam em hotéis, mas são hóspedes em potencial para um possível retorno à capital baiana.

Leia mais:

Taxa de ocupação hoteleira em Salvador desaba em junho, diz ABIH-BA
Abandono da Orla causou queda de ocupação hoteleira, diz presidente da ABIH-BA
Após crise econômica, Orla de Salvador se transforma em "cemitério de hotéis"

"Os cruzeiros acabam contribuindo para o desenvolvimento de cidades turísticas, mesmo porque, apesar de não ficarem nos hotéis diretamente, os turistas visitam a cidade e a tendência é eles retornarem futuramente", destacou em entrevista ao BNews. 

Luciano comemora a retomada do setor de cruzeiros: "É fundamental para cidade porque aquece a economia, são muitas pessoas circulando. A estimativa inicial era de ter 150 mil pessoas vindo em cruzeiros circulando em Salvador. Isso mexe com a economia porque circula dinheiro rápido no comércio. E a gente percebe que eles acabam gostando da cidade, ficam uma, duas noites, e acabam voltando. Então, isso é bom pra a hotelaria".

Lopes afirmou que o setor hoteleiro tem mostrado uma recuperação rápida na capital baiana e já atingiu números semelhantes aos registrados antes da pandemia do novo coronavírus.

Leia também:

BNews lança nova editoria com foco em turismo e viagens 
Comitiva avalia Salvador como destino turístico inteligente

"A gente teve taxa de ocupação em setembro e outubro muito similar ao que foi antes da pandemia. Isso demonstra que o setor está aquecendo, retomando. A gente sabe que esse crescimento não vai de uma hora pra outra reverter todos os prejuízos operacionais que os hotéis tiveram", destacou. O presidente da ABIH-BA também disse que a expectativa para o verão é boa e que espera que os números positivos se repitam nos próximos meses como forma de "acelerar o crescimento" do setor

Por fim, Lopes asseverou que os hotéis da capital baiana estão preparados para cumprir todos os protocolos estabelecidos pelo poder público e autoridades sanitárias: "Estamos preparados desde muito tempo. O que percebemos é que há poucos relatos de colaboradores de hotéis ou de hóspedes que pegaram Covid e relacionaram ao hotel. A cidade, de uma forma geral, está com uma melhor infraestrutura, e isso faz com que Salvador seja uma das cidades mais procuradas. Esperamos que esse movimento continue e que possamos receber cada vez mais turistas".

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp