BNews Turismo

Cancelamentos de voos e extravio de bagagem estão entre principais reclamações de consumidores; confira

Reprodução / Kevin Phillips - Pixabay
Advogada especialista em direito do consumidor elenca estratégias para o cliente não sair prejudicado  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Kevin Phillips - Pixabay

Publicado em 12/04/2023, às 13h26   Cadastrado por Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

Dentre as principais reclamações de consumidores, conforme a lista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), estão os voos atrasados, cancelados e extravio de bagagens, além de situações indesejadas com cobranças indevidas de operadoras de telefonia. Estar ciente dos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor e contar com um advogado de confiança são fatores que ajudam a solucionar questões como estas.

A advogada especialista na área e secretária adjunta da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Roberta Von Jelita, detalhou que estes três temas são os que mais chegam ao seu escritório e aponta como não sair lesado nessas situações.

.

Atrasos e cancelamentos de voos

Com a demanda em alta após a pandemia, principalmente em feriados e épocas comemorativas, os casos de problemas com companhias aéreas são frequentes. No caso de cancelamento de voo ou atraso de mais de quatro horas, o cliente tem direito ao reembolso integral da passagem ou realocação do voo para o próximo disponível -- seja da companhia aérea da qual o voo pertencia ou até de uma concorrente. Além disso, se o consumidor optar, ele pode alterar o voo para qualquer outro dia e horário, sem custo adicional.

"Caso o consumidor precise dormir no local pelo motivo do cancelamento ou do atraso de mais de quatro horas, a companhia aérea deve fornecer hospedagem, transporte até o hotel e retorno ao aeroporto e alimentação durante todo esse tempo à disposição", alertou a especialista.

Outra dica da advogada é fotografar a passagem com todas as informações de voo e o painel que mostra que o voo está atrasado ou foi cancelado, ou até tirar um print da notificação do celular, além de requerer para companhia aérea documento que informa o motivo do atraso.

Para ter mais segurança nesse processo, ao informar alguém sobre o atraso ou cancelamento, o cliente deve dar preferência a avisos por escrito, por meio do WhatsApp, por exemplo.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Extravio de bagagem

Outro problema comum relatado por passageiros de avião é o extravio ou problemas com a bagagem. O primeiro passo, segundo a advogada, é procurar imediatamente o guichê da companhia aérea e assinar o registro de regularidade de bagagem.

"Esse registro é extremamente importante, pois é uma comprovação que de fato a sua bagagem foi extraviada e que a companhia aérea está ciente disso. Nesse momento é importante que o cliente também informe quais são os bens que estão dentro da mala e quais são de valor", afirmou.

Além disso, a advogada orienta a gravar a conversa, caso seja necessária comprovação de algum ponto discutido com os representantes da companhia aérea. A empresa possui o prazo de sete dias para devolver a bagagem, se o voo for nacional, e de 21 dias, para trajetos internacionais. A companhia ainda precisa pagar uma indenização diária até que a bagagem seja retornada, com um pagamento adicional caso o retorno não ocorra e ela seja considerada definitivamente extraviada, não apenas perdida. Cada companhia aérea tem um limite diário estabelecido.

A advogada completa que o passageiro deve guardar todas as notas com os custos envolvidos neste período. Se avaliar que sofreu algum dano e o procedimento não foi adequado, deve procurar um advogado de confiança para ingressar judicialmente contra a companhia aérea.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp