BNews Turismo

Brasil aposta nas "maravilhas" e na natureza para atrair turistas estrangeiros

Divulgação / Werner Sidler - Pixabay
Ações promovidas pela Embratur fomentam o desenvolvimento econômico e social do país  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Werner Sidler - Pixabay

Publicado em 22/08/2022, às 18h40   Redação BNews



O Brasil é um país vasto, com dimensões continentais, que possui uma diversidade natural, cultural e histórica como poucos no mundo. Diante disso, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) tem intensificado as iniciativas que mostram ao mundo um país de destinos atraentes como o Cristo Redentor, Cataratas do Iguaçu, Jalapão, Lençóis Maranhenses e Bonito.

As ações promovidas pela Embratur fomentam o desenvolvimento econômico e social do país, como mostram os dados recentes do órgão. Segundo a agência, apenas durante o primeiro semestre de 2022, as campanhas de promoção internacional movimentaram cerca de R$ 48,5 milhões em viagens ao Brasil. "A cada US$ 1 que a gente investe em promoção internacional ele retorna multiplicado por 23", disse o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, durante entrevista ao programa Brasil em Pauta, comandado pelo jornalista Roberto Camargo, que foi ao ar neste domingo (21), na TV Brasil.

Ainda de acordo com Nascimento, o setor de turismo é responsável por 8% do PIB nacional, atrás apenas do agronegócio, da mineração e da indústria automobilística. "Junto à geração de renda, vem também a geração de emprego, vem a sustentação de empresas e isso é extremamente importante para o Brasil. Hoje, o turismo ocupa o quarto lugar no PIB brasileiro", destacou.

Nascimento ainda afirmou que o turista internacional tem procurado mais contato com a natureza, algo que tem favorecido o ecoturismo brasileiro. "O turismo de natureza tem sido um crescente e a gente tem trabalhado junto com os outros órgãos ambientais para incentivar, promover e prover infraestrutura nesses destinos", explicou. Entretanto, o presidente comentou que apesar do crescimento deste segmento, isto não implica em queda de procura para as grandes metrópoles brasileiras.

De acordo com pesquisa recente realizada pela agência com o público americano, em primeiro lugar em procura nos destinos brasileiros está o Rio de Janeiro, em segundo, Fernando de Noronha (PE) e, em terceiro lugar, São Paulo.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp