BNews Turismo
Publicado em 14/12/2021, às 12h28 Redação BNews
O CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, falou sobre a abordagem da concorrente Azul, que disse aos quatro ventos que compraria a companhia aérea que representa e chegou a articular com credores. O executivo respondeu que não vê nada de errado no que a Azul fez e que é parte do mundo dos negócios, apenas lhe fazendo gastar tempo, segundo o site Aeroin.
Para Cadier, o que a Azul faz é apenas atrapalhar e o faz por medo, “pois sabe que a Latam sairá muito mais forte do Chapter 11”. O executivo ainda complementa dizendo que sua empresa terá uma abordagem “violentíssima” e que vai morder mercados da Gol e da Azul. O CEO resumiu o caso ao afirmar que a "Azul ataca a Latam para se defender".
Cadier também falou sobre o novo patamar de eficiência operacional atingido pela Latam mediante redução de custos de pessoal e renegociações. Ele comentou sobre um plano de enxugamento de custos fixos que já vem acontecendo há anos. Entre os exemplos que citou a terceirização de funções de solo (por exemplo, manuseio de bagagens), a redução pela metade (de 2.000 para 1.000) dos funcionários do administrativo desde 2018 e, por fim, a redução geral do quadro de funcionários de 21 mil para 16 mil durante a pandemia.
Ele diz que passar pelo processo de reorganização é complexo e duro, mas também diz que isso ajudou a empresa a trabalhar em renegociações de contratos que não conseguiria num ambiente de negócios “normal”. Como exemplo, ele cita a revisão de todos os contratos de leasing de aeronaves.
Todo esse corte de custos fixos e menos provisões dá flexibilidade para que a empresa consiga ver viabilidade em abrir novas rotas. Ele comenta que, antes da pandemia, operava em 44 destinos e que fechará 2021 com 50.
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