BNews Turismo

Clima de São João já movimenta destinos no Brasil; confira

Divulgação / Arquivo MTur
Cidades com tradicionais festejos já começam a montagem de estrutura e a divulgação da programação  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Arquivo MTur

Publicado em 03/05/2023, às 12h54 - Atualizado às 13h01   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O São João 2023 está chegando e o clima de festividade junina já tem tomado conta de diversas cidades ao redor do Brasil. Em Caruaru (PE), por exemplo, os festejos tiveram início já no último final de semana e, só devem terminar no dia 1º de julho, posicionando-se como uma das festas com maior duração do Brasil. Já em Campina Grande (PB), o início está previsto para o dia 1º de junho, mas a estrutura que deverá receber milhões de visitantes já está sendo montada desde o início de abril. A festa paraibana é uma das mais tradicionais do país e completa 40 anos em 2023.

Quem também está se preparando para o São João 2023 são os grupos de quadrilhas de Belo Horizonte (MG). A capital mineira é famosa por celebrar, anualmente, o "Arraial de Belo Horizonte", que tem em um dos seus ápices a disputa do título de melhor quadrilha. No estado de São Paulo, a cidade de Votorantim também está se aquecendo para as celebrações juninas, que já começam no próximo dia 24 de maio. Conhecida por ser a maior e mais tradicional do estado, os festejos contam com grande diversidade de atrações que atraem milhares de visitantes para cidade.

Em Mossoró (RN), o "Mossoró Cidade Junina" já conta com grandes nomes da música brasileira confirmados para a festa, que deve começar no dia 3 de junho. O evento reúne mais de um milhão de pessoas durante os dias de festa, e é considerado uma das maiores festas de São João do país. Na capital da Paraíba, João Pessoa, a prefeitura já confirmou as datas de realização (7 a 25 de junho) com apresentações culturais e festivais de quadrilhas e shows. Na programação ainda devem ser realizados os festivais Municipal e Estadual de Quadrilhas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Ainda no Nordeste, Maceió (AL) já prepara seus palcos para as apresentações musicais e as tradicionais quadrilhas do período junino. Segundo a prefeitura, há estimativas de um crescimento de 17% na média de leitos ocupados, em comparação com o mesmo período do ano passado. No Norte, a cidade de Parintins (AM) lançou ainda no mês de março a sua programação, que este ano terá como pilares a Cultura, o Turismo e a Sustentabilidade. O evento acontece entre os dias 30 de junho e 2 de julho.

Em Sergipe, a expectativa está grande para o próximo mês. De acordo com o governo do estado, serão 30 dias de forró na capital e no interior, que ajudarão a promover o aquecimento da economia dos municípios e a gerar oportunidades para quem quer empreender. Na terra do Axé, a expectativa é de que o período junino seja o maior São João da história da Bahia. As festividades devem alcançar 417 municípios do estado, movimentando o fluxo turístico no próximo mês.

Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, a preparação e expectativa para o São João de 2023 evidenciam a importância da festividade para o país. "O São João é um dos principais símbolos culturais do nosso país e um dos eventos mais aguardados no ano. Realizada de Norte a Sul, com destaque para a região Nordeste, retrata a diversidade do nosso povo. Uma festa que movimenta milhões de pessoas e aquece a economia dos nossos destinos, gerando emprego e renda. Agora, a expectativa é a melhor possível, considerando o sucesso de público do Carnaval e dos feriados prolongados já registrados neste ano", destacou Daniela Carneiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp