BNews Turismo

Combustível carbono neutro é desenvolvido por cientistas para ser utilizado na aviação comercial

Divulgação / Joachim Laatz - Pixabay
Aviação contribui com 4% para o aquecimento global  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Joachim Laatz - Pixabay

Publicado em 25/07/2022, às 17h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisadores europeus dizem ter conseguido produzir com sucesso um combustível sintético de aviação usando dióxido de carbono, energia solar e água como parte do projeto SUNlight-to-Liquid da União Europeia, de acordo com a publicação de energia sustentável Joule. Essa inovação representa um marco na busca pela produção sustentável de combustível de aviação.

Depois que um estudo de junho de 2021 apontou que a aviação contribui com 4% para o aquecimento global, os cientistas anunciaram que, pela primeira vez, eles foram capazes de produzir combustível de aviação de hidrocarboneto líquido. Eles fizeram isso usando uma torre solar de concentração com 169 painéis solares, um reator solar e uma unidade de extração de gás para líquido.

Aldo Steinfeld, autor do artigo e professor da ETH Zurich, a universidade por trás da pesquisa, disse que o combustível de aviação é neutro em carbono porque "a quantidade de CO2 (carbono) emitida durante a combustão de querosene em um motor a jato é igual à consumida durante sua produção em usina solar", o que significa que seu impacto no aquecimento global é compensado.

Esse experimento provou que é possível fazer querosene (combustível de aviação) sem usar combustíveis fósseis, que quando queimados liberam substâncias químicas que causam poluição atmosférica e chuva ácida.

Além das aeronaves, esse combustível neutro em carbono pode ser usado em carros, caminhões e navios. Atualmente, não se sabe quando esse desenvolvimento estará amplamente disponível.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp