BNews Turismo

Confira alguns roteiros para aproveitar o turismo na Argentina

Divulgação / Claudio Bianchi - Pixabay
Operação retomada entre Salvador e Buenos Aires deverá influenciar no fluxo de turistas na Argentina  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Claudio Bianchi - Pixabay

Publicado em 26/12/2022, às 13h48   Cadastrado por Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O início do mês de dezembro ficou marcado pela retomada dos voos entre Salvador e Buenos Aires, capital da Argentina, operados pela Gol Linhas Aéreas. A rota passou um longo tempo parada por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19, mas após esse período, ela voltou a funcionar no último dia 3. O retorno desta frequência deverá impulsionar o turismo argentino neste final de ano, já que muitos baianos veem o país vizinho como uma boa opção de destino para aproveitar as festas. 

O Hurb, empresa de tecnologia, sabe que a Argentina é o primeiro destino internacional de grande parte dos brasileios. Com o país vizinho em alta graças à conquista do campeonato mundial de futebol de 2022, a agência com a maior plataforma de viagens do Brasil indica os programas que os viajantes não podem perder na capital Buenos Aires e nas redondezas, como roteiros para quem planeja ficar um final de semana, cinco ou até dez dias.


Três dias

Para otimizar o tempo na cidade e não acabar esquecendo de algum dos principais pontos turísticos de Buenos Aires, o ônibus Hop on Hop Off é uma das melhores opções. Com guia a bordo, o percurso montado para turistas apresenta toda a cidade, compartilhando curiosidades e fatos históricos. O ônibus faz mais de 20 paradas, onde o visitante pode permanecer o quanto desejar. Os ingressos permitem acesso ao transporte por 24, 36 ou 72 horas.

Além de passar por pontos turísticos como a Plaza de Mayo e a Catedral Metropolitana, o tour também para em bairros como La Boca, San Telmo, Palermo e Recoleta, populares entre os brasileiros. Uma opção similar é realizar um tour pelos bairros de bicicleta.

Para as refeições, o Hurb tem algumas indicações. A experiência da famosa carne argentina pode ser apreciada no restaurante Don Julio, em Palermo. No mesmo bairro, o Mercado Soho reúne várias opções para os indecisos. Já em San Telmo, uma alternativa para aqueles que não deixam de lado a culinária japonesa é o Poke & Roll Buenos Aires, um fast food de sushi. As mais tradicionais empanadas argentinas podem ser encontradas na Pizzeria Guerrin e no La Morada.

No espetáculo "Las Cuatro Estaciones del Tango", o tradicional tango argentino é apresentado com música ao vivo, performado por um sexteto acompanhado pelos cantores. Baseado nas canções de Astor Piazzolla, o show acontece na Galeria Guemes, com direito a jantar e vinho.


Cinco dias

A estadia por mais dias no país proporciona a possibilidade de ir um pouco mais longe. Por isso, o Hurb indica a visita a Mendoza, vizinha de Buenos Aires. Com o city tour de três horas, é possível conhecer os destaques da cidade, situada ao pé da Cordilheira dos Andes. O passeio tem parada no Cerro de La Gloria, ponto mais alto do local, de onde se vê suas vinícolas e o estádio de futebol Estádio Malvinas Argentinas, onde aconteceu a Copa de 1978.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Mendoza também oferece uma programação turística variada. A prática de rafting no rio que dá nome à cidade é uma delas. Uma alternativa aquática mais relaxante pode ser encontrada no circuito de hidroterapia termal, com piscinas naturais quentes, terapia de lama mineral e sauna na única gruta termal natural da Argentina.

A partida de Mendoza proporciona uma boa oportunidade de realizar o tour pelas vinícolas de Luján de Cuyo e Maipú, onde, além de degustar bebidas locais, aprende-se mais com especialistas sobre os diferenciais dos vinhos Malbec ali produzidos. De volta à noite de Buenos Aires, o Hurb sugere uma visita ao wine bar Overo, no bairro de Palermo, para conhecer mais sobre os vinhos argentinos sem precisar sair da capital.

Roteiros específicos valorizam os centros de arte argentinos. Com um dos acervos mais importantes da América Latina, o Museu Nacional de Belas Artes guarda e expõe obras de El Greco, Goya, Rodin, Renoir e Picasso e dos argentinos Antonio Berni, Cándido López, entre outros. Já no Malba, também na capital, estão algumas famosas obras brasileiras, como o Abaporu, de Tarsila do Amaral.


Dez dias

Se o plano é se hospedar no país por mais de uma semana, vale investir em experiências exclusivas, como aulas particulares de tango. Para os mais religiosos, indica-se o tour que refaz os passos do Papa Francisco pelo bairro de San Telmo, onde cresceu, passando também por outros templos católicos importantes.

Por ser uma moderna capital latina, Buenos Aires oferece uma variedade de opções para quem a busca como destino para compras. Um dos centros de compra mais frequentados na cidade são as Galerias Pacífico. Construído em 1889, o shopping impressiona por sua arquitetura e murais de renomados pintores argentinos, como Lino Enea Spilimbergo e Juan Carlos Castagnino, e chegou a ser a sede do Museu Nacional de Belas Artes.

Aqueles que estão em busca de itens mais sofisticados devem visitar o Patio Bullrich, shopping localizado no bairro do Retiro, região que combina galerias de arte e boutiques exclusivas. Artigos únicos também podem ser garimpados nos antiquários de San Telmo. Para encontrar tudo o que deseja, vale contratar o serviço personalizado de assistente de compras, que direciona o turista às lojas que agradam ao seu estilo de acordo com o valor que deseja gastar, além de indicar artesãos e marcas locais.

Para se despedir do país, vale conhecer a cidade de Tigre, região bucólica e romântica que abriga as mansões da antiga aristocracia argentina. Durante um passeio de barco de cerca de 40 minutos pelos rios e córregos do lugar, observa-se as belezas naturais do norte de Buenos Aires e as formas como a população local opera com seus sistemas flutuantes de transporte.

A plataforma de viagens Hurb, tanto no aplicativo quanto no website, oferece pacotes de viagens, hospedagem e ingressos para atividades na Argentina e em muito mais destinos internacionais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp