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Confira qual foi a companhia aérea com menos cancelamentos de voos no Brasil nos últimos 12 meses

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Entre outubro de 2022 e setembro de 2023, companhia operou 98,73% de seus voos conforme programado  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Rovena Rosa // Ag. Brasil

Publicado em 23/10/2023, às 11h40   Cadastrado por Rafael Albuquerque


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Entre outubro de 2022 e setembro deste ano, a LATAM liderou o índice de regularidade entre as aéreas brasileiras ao cumprir com 98,73% (462.550 voos entre pousos e decolagens) do total de voos domésticos programados para o período. A LATAM é, portanto, a companhia que menos cancela voos no Brasil. 

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As informações foram extraídas da Cirium, empresa especializada na análise de dados da aviação mundial, com base no número de voos domésticos programados pelas aéreas brasileiras versus os que foram efetivamente operados.


Entre os aeroportos brasileiros em que a LATAM mais operou voos domésticos no período, se destacam São Paulo/Guarulhos (109 mil voos entre pousos e decolagens), São Paulo/Congonhas (99 mil voos entre pousos e decolagens), Belo Horizonte/Confins (73 mil voos entre pousos e decolagens), Rio de Janeiro/Santos Dumont (72 mil voos entre pousos e decolagens) e Brasília (62 mil voos entre pousos e decolagens).


"A LATAM é a companhia que opera a maior quantidade de voos entre os aeroportos mais movimentados do País. Atender a esta demanda e manter índices altos de regularidade exige um nível de eficiência operacional elevado. Mesmo em situações que são alheias ao nosso controle, como questões meteorológicas, utilizamos de todos os mecanismos para assegurar o nosso compromisso com o cliente, sem abrir mão da segurança, valor inegociável para a LATAM", afirma Samuel Di Pietro, diretor do Centro de Controle de Operações da LATAM Brasil.

O alto índice de regularidade da LATAM é resultado do contínuo trabalho para aumentar sua eficiência operacional. Para isso, a companhia adota ações estratégicas coordenadas nas seguintes frentes:


AMPLA CONECTIVIDADE: A LATAM acredita que a base da regularidade nasce com o planejamento de uma malha aérea doméstica e internacional que seja rentável e robusta e que precisa considerar alguns conceitos, como tempo de voo apropriado, o tempo adequado que a aeronave deve permanecer em solo e flexibilidade para absorver impactos operacionais.



FROTA EFICIENTE: O grupo LATAM investe na renovação por uma frota mais eficiente e iniciou 2023 com 16 aeronaves Airbus A320neo em operação. O crescimento reflete o investimento total em mais de 100 aeronaves mais eficientes e sustentáveis dos modelos A320neo, A321neo e A321 XLR até o final desta década. Somente neste ano, a companhia deve receber mais 15 aeronaves Airbus, incluindo a chegada do seu primeiro A321neo, que será operado pela LATAM Brasil. O modelo tem motores de última geração e tecnologias de ponta para uma operação com o menor consumo de combustível e comprometida com a sustentabilidade. Atualmente, o grupo LATAM busca compensar 50% de suas emissões domésticas até 2030 e ser uma companhia carbono neutro até 2050.


TRIPULAÇÃO BEM PLANEJADA: Outro fator importante que é levado em consideração pela LATAM Brasil é a escala da sua tripulação técnica (pilotos) e de cabine (comissários), que deve ser planejada com eficiência e garantir a robustez necessária a fim de absorver os eventos operacionais como condições climáticas, por exemplo.


OPERAÇÕES DE SOLO E MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA: A LATAM também tem otimizado a operação dos seus principais centros de manutenção de linha no Brasil, localizados nos aeroportos de Brasília, Congonhas e Guarulhos. A medida garante que o trabalho de manutenção das aeronaves que operam voos domésticos seja mais eficiente no pernoite para evitar ações durante o dia, o período de maior utilização das aeronaves. E tem reforçado também as suas equipes de manutenção em áreas operacionais estratégicas, incluindo processos de treinamento e de qualificação.

Além disso, a LATAM usa parâmetros técnicos mais amplos de monitoramento das aeronaves para a realização de manutenções preditivas. Com isso, tornou-se possível programar ações de manutenção a partir de análises de performance e, consequentemente, antes que um evento ocorra. Isso gera menos impactos operacionais para o cliente, como atrasos e cancelamentos de voos. Vale destacar que o programa preditivo é adicional ao programa de manutenção preventiva determinado pelos fabricantes das aeronaves.

Como resultado, a LATAM tem reduzido de forma considerável o tempo de indisponibilidade das suas aeronaves no Brasil. Nos aeroportos, a companhia tem revisado diversos processos internos e intensificado o treinamento regular das equipes com o objetivo de garantir melhores processos aeroportuários e um atendimento mais empático e rápido ao cliente, sobretudo em situações de contingências operacionais.

Classificação Indicativa: Livre

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