BNews Turismo

Conheça o Caravanismo, segmento do setor de turismo que tem crescido no Brasil e no mundo

Divulgação / Flávio André / MTUR
Caravanismo é um segmento que consiste em viajar ou acampar em um veículo  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Flávio André / MTUR

Publicado em 18/11/2022, às 19h06   Cadastrado por Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O Caravanismo é o ato de viajar ou acampar em um veículo, muito comum entre torcidas de futebol, e tem ganhado muita força mundo afora. A modalidade se baseia no deslocamento turístico de veículos de recreação, como trailers e motorhomes, classificado como um tipo de transporte rodoviário usado no setor do turismo. Os estacionamentos e acampamentos turísticos são essenciais para possibilitar a adesão de mais pessoas, considerando a necessidade de se estruturar pontos de apoio aos viajantes.

Diante disso, o Ministério do Turismo tem buscado maneiras para estruturar e promover o segmento no Brasil. Como resultado de uma ação de sensibilização, em seis meses, o número de acampamentos turísticos registrados no Cadastur (cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no turismo) teve alta de 36%, passando de 465, em dezembro de 2021, para 632, no final de junho deste ano. 

O sul do país é a região que reúne o maior número de cidades que fabricam este tipo de veículo recreativo do Brasil, totalizando 33 municípios. Os dados relacionados a este segmento fazem parte de um estudo realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans). 

A ideia é estruturar o caravanismo e o campismo no Brasil, identificando entraves para o desenvolvimento, além de apresentar a discussão de temas como tributação, legislações, desenvolvimento econômico local, além do mapeamento de pontos turísticos que possuem áreas de apoio a estes viajantes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp