BNews Turismo

Conheça três pontos turísticos que são ótimos para fazer compras em Salvador

Divulgação / digasalinas - Pixabay
Conexão123 prepara roteiro com os melhores lugares para fazer compras em Salvador  |   Bnews - Divulgação Divulgação / digasalinas - Pixabay

Publicado em 09/07/2022, às 07h13 - Atualizado às 07h43   Redação BNews



Quando pensamos em Salvador, o som dos tambores, o casario barroco e as ladeiras e vielas do centro histórico são as primeiras imagens que nos vêm à cabeça. E fazer compras também faze parte de qualquer roteiro turístico interessante na capital baiana.

Em Salvador, os visitantes vão de feiras centenárias com todos os sabores, aromas e texturas típicos da Bahia a lojas instaladas em prédios históricos, onde você pode comprar arte, artesanato, souvenirs, lembranças de viagem, entre muitos outros artigos.

O Conexão123, plataforma de experiência de viagem da maior empresa de e-commerce de Turismo do Brasil, 123milhas, apresenta três dicas de onde fazer compras enquanto estiver em Salvador.

Apoena (Galeria de Arte Sacra e Indígena) – Pelourinho

O Largo Terreiro de Jesus acolhe uma importante galeria de arte sacra e indígena, com obras de grandes artesãos nordestinos, como Carolina Leão, Patrícia Barros e Mestre JC.

No coração do bairro do Pelourinho, ou Pelô, como é carinhosamente conhecido, a Galeria Apoena vende em suas prateleiras itens que vão de roupas a quadros, além de artigos religiosos. Das janelas do espaço cultural, é possível admirar a linda vista dos largos Terreiro de Jesus e Cruzeiro de São Francisco.

A parte térrea do local é dominada pelas artes sacras. Os visitantes podem comprar itens como esculturas de santos em diversos tamanhos, pinturas com símbolos religiosos e camisetas de estampas vivas e coloridas fazem parte desse acervo.

Já o primeiro andar contempla a produção indígena de várias partes do Brasil. Desde as criações de Élon Brasil e Moitará, com quadros e cestos bordados, aos jarros de palha do artista José Kuripako.

O estabelecimento funciona todos os dias, das 10h às 18h, e fica situado no Largo Terreiro de Jesus, 21/185. 

Feira de São Joaquim – Água de Meninos

Para se sentir um verdadeiro morador soteropolitano, uma visita à Feira de São Joaquim é imprescindível. Ela é considerada a maior feira livre da cidade baiana e é conhecida pela grande diversidade de produtos, com preços baixos e bem justos.

Na Cidade Baixa, entre a Avenida Engenheiro Oscar Pontes e a Baía de Todos os Santos, o lugar conta com artigos religiosos, cestos e bolsas de palha, frutas frescas, artesanatos de barro, especiarias e ingredientes típicos da região, como camarão fresco e cuscuz.

Por lá, passear pelas vielas é encontrar com um pouco de tudo que a Bahia tem a oferecer. Os corredores que formam a feira dão a sensação de se estar num labirinto, o que propicia um verdadeiro mergulho na alma da cultura baiana.

O visitante vai conhecer um ambiente muito frequentado pelos próprios residentes, o que traz uma experiência de imersão cultural rica e especial. Portanto, o viajante deve ir preparado para ver de tudo um pouco e pechinchar bastante.

O funcionamento da feira é das 6h às 17h, todos os dias.

Mercado Modelo – Comércio

O Mercado Modelo é parada obrigatória e símbolo da cidade. No local, pode-se encontrar o verdadeiro tempero baiano nas comidas, produtos artesanais, lembranças da Bahia e itens oriundos do estado nas suas mais de 260 lojas.

Se a intenção for comprar artesanato, não deixe de visitar A Baianinha, o Depósito da Irandir e a Bahia Morena. A Galeria Oxossi e a Made in Brazil, por sua vez, vendem roupas e acessórios de moda.

Situado no Centro Histórico da capital baiana, o mercado surgiu em 1912 para abastecer a Cidade Baixa, mas, em 1971, passou a ocupar o prédio atual, na Praça Visconde de Cayru, antiga Alfândega de Salvador. A construção em estilo neoclássico, datada de 1861, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Aos viajantes que buscam a tão apreciada lembrancinha dos destinos que visitam, o espaço oferece opções de bijuterias, bolsas, camisetas e bebidas. Como este é um ponto muito procurado por turistas, que buscam adquirir os souvenirs da viagem, a regra por lá é pechinchar para fugir dos altos preços praticados pelos lojistas.

O ponto turístico abre de segunda a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h às 14h. Está situado na Praça Visconde de Cayru, s/n – Comércio.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags