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Crise na Itapemirim deve recair sobre agências de viagem; ABAV se manifesta

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Agências de viagem devem herdar boa parte dos problemas deixados pela companhia aérea  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 19/12/2021, às 13h21   Redação BNews


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A Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV) se pronunciou, neste sábado (18), através de um apelo que intitulou de “Carta Aberta aos Brasileiros”, em decorrencia da suspensão das atividades da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA).

No documento, a entidade pede ajuda, pois sabe que herdará parte dos problemas deixados pela nova companhia aérea brasileira, que cancelou todos os voos desde a última sexta-feira.

Apesar de ter dito que a suspensão é temporária, a Itapemirim não deu nenhuma ideia de quando poderia retornar ou quando vai reembolsar os custos incorridos pelas agências com todo o processo de remarcação e reacomodação de passageiros.

As agências de viagem são um dos principais canais de distribuição das passagens aéreas e de contato com os clientes finais. Muitas delas foram pegas de surpresa pela suspensão da Itapemirim.

Apesar das recentes notícias que passavam a imagem de que estava tudo bem com a ITA, chegando a falar sobre novos aportes de recursos, trocas na estrutura comercial, entre outros, o fato é que a situação da companhia era oposta.

Leia a carta da ABAV

Carta aberta aos brasileiros que amam este país

A Associação Brasileira de Agências de Viagens recebe com surpresa e perplexidade anúncio do encerramento temporário das atividades da companhia aérea Itapemirim e acompanha as providências das autoridades do setor aéreo, nomeadamente da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, para que sejam salvaguardados os direitos dos consumidores, bem como das agências de viagens, enquanto canal de distribuição.

Diante de mais uma decisão abrupta e arbitrária de uma companhia aérea em paralisar suas atividades, colocando em risco a movimentação de viagens de milhares de consumidores, e deixando possível rastro de prejuízos a um setor já tão penalizado pelos efeitos da pandemia, a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, reafirma que o trabalho sobre o PL 908 tem que ser acelerado, e clama para que os deputados e o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor aprovem este PL para corrigir uma injustiça histórica e recorrente.

“Esperamos sinceramente que a Comissão de Defesa do Consumidor reconsidere seu parecer sobre o PL 908. Não podemos continuar a ser responsabilizados e penalizados, recorrentemente, por situações como esta, que nos fogem completamente ao controle.

Não somos o órgão público com poder de fiscalização ou de concessão de tais voos”, afirma a dirigente da entidade, que ainda não consegue mensurar o impacto para as agências de viagens associadas. “Torcemos muito pela recuperação da companhia, e que nesse caminho ela mantenha o propósito anunciado de que honrará com os compromissos firmados com as agências de viagens e com todos os clientes que tiverem suas viagens impactadas durante o período em que mantiver as operações suspensas”, conclui.

A ABAV afirma, ainda, que trabalhará para que seja mantido um canal de comunicação aberto entre a companhia aérea e as agências de viagens durante todo o processo.

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