BNews Turismo

Dados revelam possível ponto de virada na recuperação das viagens de avião no mundo

Divulgação // Salvador Bahia Airport
Pandemia do novo coronavírus atingiu em cheio as viagens de avião em todo o mundo  |   Bnews - Divulgação Divulgação // Salvador Bahia Airport

Publicado em 27/02/2022, às 12h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International | ACI World) divulgou os dados mais recentes sobre o impacto da Covid-19 no tráfego global de passageiros e nos negócios aeroportuários. Os números mostram que o setor se aproxima de um potencial ponto de virada na recuperação das viagens de avião no mundo.

A recuperação está acontecendo de forma mais lenta do que o esperado, apesar dos persistentes desafios financeiros. Mas a flexibilização das restrições de viagens nos principais mercados de aviação traz algum otimismo e impulso em meio à adição de novas tensões geopolíticas.

Leia também:

Brasil tem 3 praias entre as melhores do mundo em 2022, segundo TripAdvisor
Ministério do Turismo inicia pesquisa para avaliar cenário e perspectivas do setor de meios de hospedagem
GOL abre novas rotas para importantes polos econômicos no interior de São Paulo
Destino BNews Turismo: queridinha dos turistas, Itacaré se destaca pelo ecoturismo, gastronomia e turismo de aventura

De acordo com os dados, a crise ocasionada pela Covid-19 foi responsável pela redução de 5,4 bilhões de passageiros em 2021, em comparação à linha de base projetada (previsão pré-Covid-19 para 2021), representando uma perda de 55% do tráfego global de passageiros.

O tráfego doméstico continuou a impulsionar a recuperação, atingindo cerca de 3,4 bilhões de passageiros, correspondendo a 63,4% dos níveis de 2019.

Em 2022, apesar da tendência de recuperação e do otimismo, a crise da Covid-19 deve ser responsável pela redução de 3,7 bilhões de passageiros durante o ano em comparação à linha de base projetada, representando uma queda de 36,1% no tráfego global de passageiros. Em comparação com os níveis de 2019, isso representaria uma redução de 28,9%.

O volume de tráfego doméstico deverá se recuperar mais rapidamente em 2022 do que o tráfego internacional de passageiros, atingindo um total de 4,46 bilhões de passageiros em 2022, ou 84% do volume de 2019.

Enquanto algumas melhorias são esperadas, especialmente no segundo semestre de 2022, o volume de passageiros internacionais está previsto para ser apenas um pouco acima de 2 bilhões de passageiros para o ano, correspondendo a 53,8% do volume de 2019.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp