BNews Turismo

Demanda por voos domésticos tem queda de 9,9% em abril

Divulgação / rudragos - Pixabay
Taxa de ocupção média dos aviões foi de 78,4% em abril, queda de 3,5 pontos percentuais  |   Bnews - Divulgação Divulgação / rudragos - Pixabay

Publicado em 07/06/2022, às 16h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou, nesta terça-feira (07), que a demanda por voos domésticos, medida em passageiros-quilômetro transportados (RPK), teve queda de 9,9% em abril se comparado ao mesmo mês de 2019.

A oferta, calculada em assentos-quilômetro oferecidos (ASK), caiu 5,8% na mesma comparação. Com isso, a taxa média de ocupação das aeronaves foi de 78,4%, queda de 3,5 pontos percentuais. No total, foram transportados 6,1 milhões de passageiros, recuo de 16,2% diante de igual mês de 2019.

Leia mais:

Aeroporto de Congonhas passa a operar oito pousos e decolagens por hora para aviação geral

MSC Cruzeiros anuncia retorno de toda frota em operação

Funcionários de companhia aérea encontram dois corpos no porão de avião da empresa

Em relação a abril de 2019, a demanda do mercado internacional (RPK) diminuiu 34,2% e a oferta (ASK) recuou 33,9%. O aproveitamento das aeronaves ficou em 83,9%, uma redução de 0,4 ponto percentual. Ao todo, foram transportados 1,1 milhão de passageiros, uma retração de 39,4%.

Abril x Março

A comparação dos resultados operacionais do mercado doméstico de abril em relação a março mostra retração de 7,1% na demanda e de 5,9% na oferta, respectivamente. A taxa média de ocupação dos aviões, por sua vez, aumentou um ponto percentual. No mercado internacional, a demanda cresceu 5,4% e a oferta recuou 1,8% nas mesmas comparações.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp