BNews Turismo

Faturamento do turismo nacional fica apenas 2% abaixo do período pré-pandemia

Reprodução // Marcelo Camargo // Agência Brasil
Setor vem se recuperando e faturamento fica apenas 2% abaixo do período pré-pandemia  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Marcelo Camargo // Agência Brasil
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 19/09/2022, às 18h59


FacebookTwitterWhatsApp

O turismo do Brasil vem se recuperando e cresceu 32,1% em julho deste ano na comparação com julho de 2021. Deste modo, o índice ficou apenas 2% abaixo de julho de 2019, período pré-pandemia.

Segundo especialistas da FecomercioSP, responsável pelo levantamento, a alta é justificada, sobretudo, pelas férias escolares realizadas no mês.

O Conselho de Turismo da FecomercioSP ainda aponta que, dentre os segmentos, a elevação que mais contribuiu para o resultado foi a do transporte aéreo, com alta de 86,8% no comparativo anual.

Na sequência, vieram os serviços de hospedagem e alimentação (22%); atividades culturais, recreativas e esportivas (18,8%); transportes aquaviários (12,6%) e terrestres (14,2%); e o conjunto de setores de locação de veículos, agências de viagens e operadoras (2,4%).

Aviação em destaque

Desde 2019 não havia um mês de julho tão movimentado nos aeroportos como em 2022, e soma-se a isso o elevado preço dos bilhetes aéreos, que contribuíram para o aumento do faturamento, alcançando, em valores absolutos, R$ 6,2 bilhões.

Até então, as remarcações e a compra antecipada dos bilhetes com tarifas mais baratas vinham sustentando o crescimento, segundo o Panrotas. Na avaliação da FecomercioSP, porém, a inflação do Turismo em 31,27% deve favorecer viagens por outros modais, evitando o custo elevado das passagens aéreas.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp