BNews Turismo

O que é Turismo de Proximidade? Entenda como algumas cidades se beneficiaram mesmo com as dificuldades da pandemia

Divulgação / Pexels - Pixabay
Turismo de proximidade é um conceito anterior à pandemia e ganhou muita força durante este conturbado período  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pexels - Pixabay

Publicado em 12/09/2022, às 17h43   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O Turismo de proximidade é um conceito anterior à pandemia, mas que ganhou muita força durante o período, quando as viagens de avião estavam suspensas devido às medidas sanitárias impostas pela Covid-19. Entretanto, continua em alta devido à inflação e ao aumento no valor das passagens aéreas.

Este segmento trata-se basicamente de deslocamentos mais curtos, em um raio de pelo menos 300 km de distância das capitais e grandes cidades. Nesta modalidade de turismo, geralmente são utilizados carros, vans, motocicletas, ônibus, ferry boat, escunas ou pequenas embarcações para locomoção.

O brasileiro descobriu que é possível realizar viagens incríveis sem sair do próprio estado ou país. O turismo de proximidade abrange diversas possibilidades e através deste método é possível conhecer destinos de praia, ecoturismo, religião, gastronomia e aventura em uma distância bem mais curta.

Esse conceito tem chamado atenção não só dos viajantes, mas também dos setores do poder público que lidam diretamente com o turismo, como é o caso da Secretaria de Turismo da Bahia. Em entrevista concedida à reportagem do BNews Turismo, o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, João Henrique Paolilo, afirmou que "as novas tendências do pós-covid trouxeram inúmeras mudanças para o turismo, então, as pessoas têm optado por viajar para lugares mais próximos, realizando o turismo de proximidade".

A Setur-BA tem buscado, através da promoção do estado, incrementar inúmeros projetos de desenvolvimento do turismo regional. "Isso tem feito com que a Bahia, aliada as novas tendências, consiga ter um resultado significativo na movimentação turística", afirmou João Henrique.

O superintendente acredita que o segmento tem se destacado em todas as zonas turísticas do estado. "É um movimento uniforme em toda a Bahia", relatou Paolilo. O gestor também afirmou que é possível alinhar o crescimento do turismo de proximidade com uma eventual melhora na economia, influenciando as pessoas a planejar viagens mais elaboradas.

Diante da popularização do turismo de proximidade, e considerando os diversos destinos próximos a Salvador, a editoria BNews Turismo fez um levantamento minucioso e elaborou uma lista com os principais destinos para visitar sem precisar percorrer longas distâncias.

Itacaré 

Itacaré é um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil e não poderia ficar de fora da relação. A cidade paradisíaca está localizada no litoral baiano e tem muitas praias, cachoeiras e natureza a oferecer. Sem contar com a gastronomia local, que encanta todos os visitantes, e também as diversas opções de hotéis e pousadas. 

.

O destino dispõe de uma incrível variedade de atrativos turísticos como as praias de Coroinha, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho, Prainha, Camboinha e Itacarezinho, e as cachoeiras de Bom Sossego e Fumo.

José Alves, secretário de Turismo de Itacaré, afirmou a reportagem do BNews que "a gastronomia de Itacaré é um dos pontos altos da cidade, com culinária variada, chefs que já trabalharam em outros locais do Brasil, e até fora do país, que resolveram vir para o destino para abrir restaurantes ou trabalharem em grandes estabelecimentos". Ainda segundo o secretário, a gastronomia local atende a todos os gostos e bolsos.

Alguns dos restaurantes mais recomendados de Itacaré são: O Lua Cheia Bar & Cozinha, Coco Pimenta, Mirante Lounge Bar e Restaurante, Bananas Café Gourmet e o Aqua Restaurante

Segundo o gestor, somando hotéis, hostels, pousadas e casas de aluguel, Itacaré conta com mais de 10 mil leitos.

Ainda na entrevista, Alves afirmou que a expectativa para a alta temporada é a mais alta possível. "Vai ser o primeiro momento desta estação, a mais esperada do ano, no pós-pandemia. As pessoas estão se sentindo mais seguras para viajar e com mais vontade de realizar turismo. Nossa cidade tem como principal atrativo o turismo de sol e praia, sendo ideal para atrair os turistas que buscam descanso, tranquilidade, gastronomia e boas praias", destacou.

Guarajuba e Itacimirim (Camaçari)

Guarajuba e Itacimirim ficam no município de Camaçari, a aproximadamente 50,1 km da capital, onde possuem uma localização estratégica, e pertencem à região metropolitana. São permeadas pelas principais rodovias do estado. Os destinos contam com um clima ameno o ano inteiro, povo acolhedor, atributos que favorecem o turismo, além das riquezas naturais, como uma costa de 42 km de extensão.

.

Em entrevista concedida ao BNews Turismo, Cristiane Bacelar, secretária de Turismo de Camaçari, comentou que "o turismo de proximidade tem uma influência muito grande em Guarajuba e Itacimirim, principalmente neste momento pós-pandemia". Ainda segundo Bacelar, existe um alto fluxo de visitantes de cidades próximas que frequentam os destinos turísticos e que se alojam nos diversos meios de hospedagem, como hotéis, pousadas e resorts, além das casas de aluguel por temporada, disponíveis no município.

Guarajuba possui seis meios de hospedagem e Itacimirim conta com 28, segundo informações passadas pela secretaria de Turismo de Camaçari ao BNews.

Em Guarajuba é possível conhecer a praia certificada com o selo Bandeira Azul, com acesso através do Condomínio Paraíso; a Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa de Guarajuba e o Guarajuba Shopping, situado na Alameda Monte das Dunas, que funciona de domingo a domingo, das 10h às 22h, além das barracas de praia. 

Já em Itacimirim, é possível relaxar na Praia da Espera ou na Praia da Rua 09, também certificada com o Selo Bandeira Azul, e na Foz do Rio Pojuca.

Além disso, os destinos possuem restaurantes com culinária diversificada, como o Restaurante Prefeitinho Junior e o Bar do Carlinhos, em Guarajuba, e os restaurantes Lo Porreton, O Pescador e Alecrim, em Itacimirim.

Ainda durante a entrevista, a secretária afirmou que a expectativa para a alta temporada é enorme. "Nossa cadeia produtiva está altamente otimista, e nossos meios de hospedagem estão com expectativa de ocupação beirando os 100%", comentou. 

A gestora também ressaltou que Guarajuba e Itacimirim "recebem um alto fluxo de visitantes durante os 365 dias do ano", e que um calendário de eventos, que vai desde eventos esportivos a feiras de exposição que unem artesanato, gastronomia e apresentações culturais, está sendo montado.

Itaparica

Itaparica é um município localizado na Ilha de Itaparica, em frente a Salvador do outro lado da Baía de Todos os Santos, a cerca de 13 km de distância. O destino teve sua fama inicial como balneário de repouso devido às suas bonitas praias. Atualmente é bastante frequentado, principalmente pelos soteropolitanos, que visitam a cidade em peso durante o verão. 

O fácil acesso ao destino costuma ajudar bastante no fluxo turístico da ilha, já que muitos frequentam o destino em busca de aproveitar boas praias e conhecer um pouco mais da história do município. "A proximidade atrai a possibilidade de diversos roteiros e a Ilha é um caminho para esta roteirização", comentou o secretário de Turismo de Itaparica, André Reis, em entrevista concedida ao BNews.

O local possui belas praias e algumas vilas que encantam os visitantes, como Ponta de Areia, Amoreiras, Manguinhos, Porto Santo, Bom Despacho e Gameleira. 

.

O Manguezal é um restaurante indicado por quem conhece o destino, que também conta com outros estabelecimentos, como o Restaurante Do Grande Hotel Sesc Itaparica, Du Chef Arte e Gastronomia By Lucius Gaudenzi, Alfredo'Ro e a Toca Do Cobra. 

Praia do Forte 

Localizado na cidade de Mata de São João, Praia do Forte é um dos destinos turísticos mais procurados e charmosos do Brasil. Apesar de ser um lugar pequeno, que possui 14 km de extensão, a antiga aldeia de pescadores tem uma rica oferta de equipamentos e serviços. O local conta com uma excelente rede hoteleira, com confortáveis hotéis de médio porte e pousadas. Atualmente, tem 35 hotéis, pousadas e hostels, além três resorts, totalizando 38 meios de hospedagem com cerca de 3.561 leitos.

É na Praia do Forte também que estão os centros de visitação do Projeto Tamar, do Instituto Baleia Jubarte e o Castelo Garcia D’Ávila. Na famosa vila, os turistas também dispõem de centenas de bares e restaurantes, que proporcionam uma diversidade gastronômica e uma vida noturna animada, a exemplo do Souza, bar e restaurante um dos mais movimentados do destino, além do Xica's Bistrô Restaurante, Papa Gente e o Sabor da Vila. Tudo isso com muita segurança e conforto.  

.

Além dos atrativos citados anteriormente, o turista pode apreciar na região a Reserva Sapiranga, o Parque Klaus Peters, a Lagoa Timeantube, a Vila, a Igrejinha do São Francisco, o Centro de Artesanato e os 12km de extensão de praias. 

Em busca de entender melhor de que forma o turismo de proximidade tem influenciado no destino, a reportagem do BNews conversou com a gerente executiva da Associação Comercial e Turística da Praia do Forte (Turisforte), Ana Caroline Alves: "com certeza, a nossa maior influência é a Capital que está a 55km de distância, tanto do público que chega no aeroporto de Salvador, quanto do próprio soteropolitano".

Ainda segundo a gerente, "esse vai ser o primeiro verão, desde o início da pandemia, sem restrições sanitárias, com circulação livre das pessoas, dado pelo avanço da vacinação e redução dos números de casos da Covid-19, então acreditamos que esse será um dos verões mais importantes e históricos em nosso destino, em número de turistas".

Ana Caroline afirmou que os soteropolitanos enxergam Praia do Forte como um refúgio da correria da grande cidade ou como sua segunda residência.

A Prefeitura está realizando uma requalificação na Vila para melhorar a urbanização do destino, mas o órgão assegurou que essa obra não vai impactar no funcionamento dos negócios e atrativos e nem na circulação das pessoas pela vila.

Jacobina 

Jacobina é a capital financeira e comercial da região turística da Chapada Diamantina, Circuito Norte, a cerca de 296,3 km de Salvador. Por essa razão, existe um fluxo de visitantes no município, em busca de compras, resoluções de situações financeiras em bancos e conhecer as belezas naturais e culturais do destino.

Ari Rios

Segundo o Diretor de Turismo de Jacobina, Túlio Simões, "o município se destaca por vários segmentos do turismo, como a Vila de Itaitu (conhecida como o Parque das Cachoeiras), a Rampa de Voo Livre, a Rota do Doce (Caatinga do Moura), Rota das Flores (Cocho de Dentro), além dos eventos como o Open de Voo Livre, Cicloturismo, Santo Antônio, Corrida Duque de Caxias e a Micareta".

Simões afirmou que o destino conta com mais de 30 hotéis, somando quase mil leitos.

Jacobina conta com atrativos históricos e religiosos como o Caminho Real e a Escadaria do Cruzeiro, o cartão postal do município. Outras opções turísticas da cidade são as manifestações culturais Marujada, os Cãos, Pifanos e Baianas da Caatinga. 

O Rancho Catarinense, Ponto Chic, Deck Steakhouse e o Sobrado são algumas das melhores opções para comer bem na cidade. 

Ainda de acordo com o diretor, existe uma alta expectativa de que Jacobina vai receber muitos visitantes durante o verão para curtir o turismo de aventura, carro chefe do destino.

Morro de São Paulo (Cairu)

A pequena ilha próxima a capital Salvador, localizada em Cairu, tem ganhado destaque no cenário estadual por conta das praias cristalinas e pela proximidade com capital. Em ranking realizado pela plataforma de viagens TripAdvisor, a quarta praia de Morro foi eleita a 4ª melhor do mundo em 2022.

Morro de São Paulo é um destino popular durante toda a temporada, mas costuma fazer mais sucesso na virada do ano, quando a procura por hospedagem aumenta consideravelmente por conta das festas que acontecem na região. 

O destino de praia tem como principais atrativos turísticos o Farol de Morro de São Paulo, a Igreja Nossa Senhora da Luz, a Fortaleza de Tapirandú, o Mirante da Tirolesa, a Praça Aureliano de O. Lima, além das belíssimas praias.

.

O Arquipélago de Cairu, que fica litoral da Bahia e é mais conhecido por conta de Morro de São Paulo, está entre os principais destinos listados no Mapa do Turismo Brasileiro 2022, documento do Ministério do Turismo (MTur). O local foi classificado na categoria A divisão mais alta da lista, que inclui apenas cidades com as melhores infraestruturas turísticas do país.

Segundo o secretário de Turismo de Cairu, Claudio Britto, o arquipélago conta com aproximadamente 13 mil leitos e cerca de 500 mil visitantes por ano. Britto ainda destacou que os principais atrativos turísticos da região são as belezas naturais e a gastronomia. "Expectativa é de que este será o melhor verão dos últimos 10 anos", ressaltou. 

A gastronomia de Morro de São Paulo é um dos pontos altos do destino. Alguns dos restaurantes mais indicados da ilha são Ditália Restaurante e Pedra sobre Pedra, além do Mama África Iate Club, um dos points mais movimentados do local, que atrai muitos visitantes que querem curtir a vida noturna.

Vera Cruz

Vera Cruz é uma pequena cidade localizada na Ilha de Itaparica, próxima a Salvador, o que acaba influenciando bastante na movimentação. Basta pegar um ferry-boat, escuna ou lanchinha para poder conhecer a localidade partindo da capital baiana. É um destino de veraneio, assim como sua vizinha Itaparica. 

Elvis Boaventura

Segundo a Secretaria de Turismo de Vera Cruz, o turismo de proximidade tem influenciado positivamente o fluxo de pessoas no destino, atraindo principalmente visitantes de Salvador e cidades do recôncavo baiano.

Dentre as principais atrações do destino turístico estão as praias, como Mar Grande, que além da beleza natural também abriga algumas igrejas, atraindo mais turistas. Outros atrativos são as Ruínas da Igreja de Nosso Senhor de Vera Cruz (Baiacu), Ruínas da Igreja de Conceição, o Forno de Cal da Penha e a Igreja de Santo Amaro (Jiribatuba).

Em Vera Cruz, os restaurantes mais indicados são A Pizzaria do Luiz, Volta ao Mundo, A Casa do Vinho e o Brilho do Sol.

Ilhéus 

Ilhéus é uma cidade famosa por abrigar lindas praias e diversos lugares para conhecer, como o Bataclan, célebre Cabaré das obras de Jorge Amado, fundado em 1923, lar das raparigas de Maria Machadão e frequentado pelos poderosos coronéis do Cacau. Além de conhecer os pontos turísticos mais famosos da cidade, é fundamental que o turista faça um passeio pelas praias do Sul, Canabrava e de Batuba. 

.

O secretário de Turismo de Ilhéus, Fábio Júnior, comentou ao BNews que "o turismo de proximidade tem aumentado consideravelmente dia após dia, devido aos preços das passagens e combustível". 

Ilhéus também tem como atrativos turísticos a Fazenda de Cacau, o Rio do Engenho e a Lagoa Encantada. Para quem gosta de aproveitar a noite, as melhores opções são a Villa 73, espaço noturno com programação variada, e o Mar Aberto Music Bar, uma das poucas opções de balada em ilhéus.

Outros estabelecimentos para conhecer em Ilhéus são o Buteco de Posto, marca que congrega a essência do ilheense e do turista que visita nossa cidade; o Bar Vesúvio, um dos mais antigos estabelecimentos comerciais do destino, localizado na Praça Dom Eduardo desde 1919, quando foi fundado por dois imigrantes italianos; e o Vesúvio Praia, mais nova releitura do restaurante, que agregou o mar e a sofisticação, unindo a culinária baiana e oriental em um mesmo lugar. 

Atualmente a cidade litorânea tem em torno de 80 empresas de hotelaria, com cerca de oito mil leitos disponíveis.

O secretário ressaltou, durante a entrevista, que a temporada de verão está com uma demanda muito alta, com muitos turistas procurando o destino. "Estamos planejando o início do verão com navios transatlânticos", destacou Júnior. 

Serra Grande

Serra Grande é uma charmosa cidade localizada a 30 km de Itacaré, o que acaba favorecendo o turismo do local. O destino costuma atrair visitantes pela simplicidade e clima tropical, e lá é possível encontrar cachoeiras e praias quase desertas onde se pode relaxar e estar em contato direto com a natureza.

.

Ao BNews, Cláudia Cruz, secretária de Turismo de Serra Grande, comentou que "o turismo de proximidade nos ajuda muito, pois este segmento reduz o problema da sazonalidade. As pessoas buscam muito Serra Grande em função das praias", afirmou.

Atualmente, milhares de turistas visitam o destino em busca de passar o final de semana, principalmente pessoas oriundas de Ilhéus, Itacaré, Itabuna, Vitória da Conquista, Jéquie, Ubaitaba e Ipiaú, mantendo os meios de hospedagem com uma taxa regular de ocupação.

Neste destino litorâneo é possível aproveitar a Cachoeira do Tijuípe, conhecer a Praia do Pé de Serra, admirar a vista do Mirante de Serra Grande, o Parque estadual da Serra do Conduru e a Praça Pedro Gomes, além de pular de parapente. 

Na cidade também é possível desfrutar de uma boa gastronomia em lugares como o Mirante de Serra Grande, Toca da Tapioca, Oficina Gourmet, Lírio dos Vales, Barra do Sargi e a Pizza da Praça, algumas das melhores opções de culinária do município.

Aracaju 

Aracaju é o primeiro e único destino desta relação que não fica localizado na Bahia, e sim no nosso estado vizinho, Sergipe. A cidade, que fica a 277 km de Salvador, é conhecida não só pelas belas praias, mas também por ser uma capital e oferecer diversas modalidades de turismo. Muitos baianos visitam o local por conta da proximidade e é muito comum realizar viagens para lá durante os finais de semana.

Segundo Jorge Fraga, secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, o turismo de proximidade tem influenciado positivamente no fluxo de pessoas na cidade: "considerando todas as consequências impostas pela pandemia da Covid-19, Aracaju também sofreu com a paralisia das atividades ligadas à cadeia do turismo. Todavia, não diferente de todos os outros centros turísticos, a capital sergipana tem se adaptado aos novos formatos, às condições impostas pela crise econômica, e nesse sentido, as viagens para destinos mais próximos têm sido favorecidas também aqui em Aracaju".

Por ser uma grande cidade, Aracaju conta com diversos atrativos turísticos. São eles: A Orla da Praia da Atalaia (Passarela do Caranguejo), Praias de Aruanda e Mosqueiro, Calçadão do Rio Sergipe (Rua da Frente), Orla Pôr do Sol, Ilha dos Namorados, Projeto Tamar – Oceanário, Centro de Arte e Cultura J. Inácio, Museu da Gente Sergipana e Largo da Gente Sergipana, Mercados Municipais, Palácio Museu Olímpio Campos, Catedral Metropolitana, Rua do Turista, Centro Cultural de Aracaju, Parque da Cidade (Teleférico e Zoológico), Centro de Artesanato Chica Chaves e Igreja do santo Antonio. 

.

Para aqueles que buscam uma boa culinária, os restaurantes Di Vino, Terra Tupi, La Vecchia e o Pitú com Pirão da Eliane são boas pedidas.

A proximidade é o principal fator pelo qual a modalidade tem ganhado tanto destaque no cenário nacional, uma vez que é possível conhecer destinos fantásticos sem ter que se locomover para lugares muito distantes. Aliado a isso, o Brasil passa por um momento de pós-pandemia, em que o crescimento do setor ainda está um pouco retraído por conta dos prejuízos causados pela Covid-19, com passagens aéreas muito caras e alta na inflação. Em decorrência disso, o segmento continua em constante crescente, tornando-se a primeira opção de muitos viajantes.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp