BNews Turismo

Governo Lula analisa possibilidade de construção de trem que ligaria Salvador a Teresina; saiba mais

Ilustrativa/Ministério da Infraestrutura/Divulgação
Ideia é que a obra seja entregue até 2027 pelo Governo Lula  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Ministério da Infraestrutura/Divulgação
Luiz Guilherme

por Luiz Guilherme

[email protected]

Publicado em 26/11/2024, às 18h57



Turistas e moradores nordestinos podem ganhar uma grande novidade no setor de transportes em breve, pois o Governo Federal discute a possível construção de uma "transnordestina turística", que ligaria diversos estados da região.

Em entrevista ao portal Diário do Nordeste, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), deu maiores detalhes sobre a novidade. Segundo ele, o trem de passageiros partiria de Teresina, no Piauí, passsaria pelo Delta do Parnaíba, situado entre os estados do Maranhão e Piauí, seguindo até Salvador pelo litoral Nordeste.

Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!

Todo mundo ganha, e você passaria a trabalhar o turismo não só no Ceará e na Bahia, mas sim o turismo no Nordeste brasileiro. Então seria um baita ganho para todos, em vez de os estados estarem competindo um com o outro", afirmou o governador. 

Ainda de acordo com o governador, a construção da ferrovia turística depende apenas da viabilidade econômica do projeto, pois é um investimento elevado.

Um trem só para passageiro precisa de estudo econômico para saber se tem demanda, por exemplo, para um trem mais rápido. Porque é um investimento elevado, nenhuma empresa vai fazer isso sem demanda", explicou. 

Ao Diário do Nordeste, a Transnordestina Logística (TLSA), concessionária responsável pela ferrovia de cargas, afirmou que as obras já estão 62% finalizadas, tendo um orçamento atual do projeto de R$ 15 bilhões. A previsão, inclusive, é de que o Governo Federal entregue a obra concluída em 2027. No entanto, o projeto não recebeu nenhum recurso governamental esse ano.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp