BNews Turismo

Idosos possuem benefícios especiais ao viajar; saiba quais

Divulgação / Pixabay
Idosos representam cerca de 15% dos turistas domésticos  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 04/10/2022, às 15h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os idosos brasileiros tem viajado bastante após completarem 60 anos, segundo a Agência de Notícias do Turismo. Seja para visitar um parente, conhecer novos destinos ou cuidar do seu próprio bem-estar, este público está tentando aproveitar a "Melhor Idade" pelos atrativos nacionais. Juntos, eles representam aproximadamente 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais e também possuem alguns direitos que os beneficiam na hora de viajar. 

Um dos direitos previstos na Estatuto do Idoso é a gratuidade e os descontos no valor das passagens rodoviárias. No serviço interestadual tradicional de passageiros, cada veículo é sempre limitado a duas vagas. Já o segundo está assegurado para os demais assentos, não havendo quantidade definida. Esses benefícios podem ser solicitados nos próprios balcões da empresa localizados nos terminais rodoviários e agências de venda de passagens, com documento pessoal original com foto e comprovante de renda igual ou inferior a dois salários-mínimos.

Ao contrário do que acontece com os ônibus interestaduais, ainda não há lei que garanta gratuidade ou descontos para o público quanto a passagens aéreas. Ainda assim, eles podem solicitar auxílio para se locomover no aeroporto, observando os prazos e como cada empresa se comporta a esse respeito. Mesmo que o idoso não use cadeira de rodas, por exemplo, as distâncias entre os pontos de embarque podem ser longas e isso facilita muito a viagem na terceira idade. Por fim, recomenda-se ainda andar no corredor do avião em voos de longa duração, ação importante para a circulação sanguínea.

Os idosos também têm direito a descontos de 50% na compra de ingresso para eventos artísticos, culturais, de lazer e esportivos. Além de possuir acesso preferencial aos lugares onde são realizados. Para ter acesso a este direito é necessário, na hora da compra, solicitar a meia-entrada e preencher seus dados quando solicitado, como o RG ou outro documento com foto, conforme cada local. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp