BNews Turismo

Latam solicita a Justiça que não seja obrigada a arcar com custos de imigrantes ilegais

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Latam move ação contra a União após gastar mais de R$ 6 milhões com imigrantes ilegais em oito meses  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil
Luiz Guilherme

por Luiz Guilherme

luiz.guilherme@bnews.com.br

Publicado em 10/02/2025, às 17h09



Após ter um gasto superior a R$ 6 milhões em oito meses com imigrantes ilegais, a companhia aérea Latam anunciou que irá mover uma ação na Justiça contra a União. A demanda judicial acontece em decorrência dos passageiros da companhia que optaram por ficar no Brasil durante uma conexão no país, no Aeroporto Internacional de Guarulhos. 

O pedido foi feito em outubro de 2023 e questiona a exigência de fornecer alimentação, produtos de higiene, além de atendimento médico e hospedagem a essas pessoas enquanto suas situações migratórias não são definidas.

Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no YouTube!

No entanto, em novembro, a Justiça concedeu uma liminar favorável à companhia aérea, porém a empresa continua arcando com os custos. O Ministério da Justiça implementou novas regras sobre pedidos de refúgio, acelerando os processos de repatriação. De lá pra cá, a situação no aeroporto melhorou.

Através de uma nota ao site Diário do Turismo, a Latam informou o seu compromisso em colaborar com as autoridades legais, além de reconhecer o papel do Governo Brasileiro no atendimento humanitário. No entanto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública não se pronunciou sobre o o caso por estar em litígio.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)