BNews Turismo

MTur participa de fórum latino-americano para atração de investimento no turismo

Divulgação / MTur
Fórum latino-americano tem como objetivo atrair capital para o setor  |   Bnews - Divulgação Divulgação / MTur

Publicado em 10/06/2022, às 16h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério do Turismo (MTur) participou, de forma online, do 8º Fórum Invertur nesta terça (7) e quarta-feira (8). O evento foi organizado por uma empresa dedicada à atração de investimentos na América Latina (Invertur), com o objetivo de desenvolver negócios e captar recursos para o turismo na região. Durante os dois dias, a Pasta realizou encontros virtuais com o mercado para promover o Portal de Investimentos, lançado em 2021, e a concessão dos parques naturais no Brasil.

Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, o Brasil tem muitas oportunidades para investir no turismo, que deve ser promovido em diversos mercados mundiais, como a América Latina. "A diversidade e o potencial natural, cultural e histórico são incomparáveis. Queremos que novos negócios se iniciem, queremos o desenvolvimento de novas regiões turísticas e queremos tudo isso de forma sustentável. Somos um enorme mercado, com produtos inigualáveis e estamos abertos para novos negócios e parcerias", destacou.

Lançado pelo Ministério do Turismo há cerca de um ano, o portal de investimentos visa reunir os setores privado e público para atrair investimentos em turismo. A plataforma dá visibilidade a oportunidades concretas de recursos, possibilitando, assim, a geração de empregos e desenvolvimento para o Brasil. Por meio do site, foram mapeados mais de R$ 26 bilhões em novos investimentos no setor, que geraram cerca de 128 mil empregos por meio de 64 projetos de norte a sul do país.

Leia Mais:

Gol abre vendas para operar em 100% dos destinos argentinos do período pré-pandemia
Gerente de negócios da MaxMilhas explica que milhas aéreas valem dinheiro e são bens do consumidor; saiba como faturar

Além disso, a Pasta colaborou com o Ministério do Meio Ambiente e o da Economia para obter uma concessão de parques naturais. O objetivo é incentivar a concessão de bens públicos ao setor privado e proporcionar segurança econômica para a administração pública e até mesmo para os cidadãos. Ao mesmo tempo, a ideia também garante que as pessoas possam entrar nessas unidades para um turismo responsável e sustentável, além de inspirar a consciência ambiental.

Heitor Kadri, secretário nacional de Atração de Investimentos, Parceiros e Concessões, representou o Ministério no evento, destacando o trabalho que está sendo feito para apoiar visitas sustentáveis ​​a esses locais.  "O governo federal tem a previsão de duas grandes concessões neste ano, do Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, e da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Mas, ainda temos um pipeline de mais de 40 unidades de conservação com potencial turístico para serem disponibilizadas nos próximos anos", concluiu.

A concessão de serviços turísticos ao setor privado é um modelo utilizado em muitos países do mundo. O objetivo é melhorar a infraestrutura e os serviços turísticos, e garantir a gestão desses locais economicamente, para os cofres públicos e, portanto, para os cidadãos, que pagam pela sua manutenção. Busca-se também permitir o acesso da população a estes locais.

Esse formato de gestão visa promover o ecoturismo em parques nacionais, como o Parque Nacional de Jericoacoara, e outras unidades de conservação federais. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp