BNews Turismo

Novo passaporte: Entenda o que altera no novo modelo emitido pela Polícia Federal

Divulgação/PF
Uma das novidades do passaporte é a presença de imagens vistas apenas com luz ultravioleta  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PF

Publicado em 04/10/2023, às 08h30   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Aumento de marcas d’água, imagens que só podem ser vistas com luz ultravioleta. Estas são duas das novidades do novo modelo de passaporte emitido pela Polícia Federal. A fabricação da novidade teve emissão liberada desde esta terça-feira (3), por parte da PF e da Casa da Moeda.

Outra novidade que visa oferecer maior segurança é a presença de uma foto do titular composta pelos dados biométricos da pessoa, além de uma película especial responsável por proteger os dados do titular.

Por outro lado, o chip eletrônico, considerada a principal inovação da atualização de 2015 do documento que permite viagens internacionais, permanece em uso. A validade de dez anos do documento e os valores das taxas de pedido ou renovação também foram mantidos.

Mas, em síntese, o que muda visualmente é que a capa do documento volta a ser estampada pelo brasão de armas da república, diferentemente do anterior estampado pela imagem do Cruzeiro do Sul. Além disso, elementos da bandeira nacional estão expostos em baixo relevo. 

No mais, o nome República Federativa do Brasil vai para a parte inferior do brasão e a palavra "Mercosul" figura no alto. Internamente, as páginas internas ficam mais coloridas, enquanto que as folhas ganham novas marcas d'água de figuras, as quais representam fauna, flora e cultura das regiões brasileiras.

Segurança

A segurança do passaporte atualizado ganha o reforço de novas tecnologias. Nas páginas de identificação, junto à foto colorida do rosto, existem mais duas imagens do portador: uma menor e outra formada a partir de seus dados biométricos. Do mesmo modo, os dados pessoais do titular também vão ser protegidos por uma lâmina de segurança especial.

O número de marcas d'água, na parte interna, saiu de 9 para 13. Além disso, elas também ganham desenhos e cores que só podem ser detectados por luz ultravioleta. Nesse sentido, a iluminação especial também identifica os fios especiais que foram colocados em todo o documento.

Valor

Até então, as taxas permanecem avaliadas em R$ 257,25 (passaporte comum) e em R$ 334,42 (passaporte de emergência).

Troca

Inicialmente, a mudança não é obrigatória de imediato. Somente quem já deu entrada no pedido de um novo passaporte, que possui validade de dez anos, terá a entrega do modelo atualizado. Porém, quem já tem o documento, precisa aguardar que o antigo vença para trocar pelo novo.

Brasileiros no exterior

A emissão do novo passaporte para quem vive no exterior será emitida apenas em 2024 pelos serviços consulares brasileiros no exterior.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp