BNews Turismo

Portugal cancela mais de 100 voos no último final de semana e gera caos no aeroporto de Lisboa

Reprodução / Facebook
Grande parte dos voos cancelados foi da Tap Air Portugal  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Facebook

Publicado em 05/07/2022, às 15h38 - Atualizado às 16h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Muitos brasileiros têm relatado, através das redes sociais, que tiveram de esperar quatro dias para poder retornar de Portugal ao Brasil, já que no último final de semana o país europeu cancelou cerca de 106 voos. As autoridades aeroportuárias do país atribuíram a situação a "um conjunto de pressões em vários aeroportos europeus".

Com o início do verão na Europa - época de aumento do tráfego turístico no continente, o período tem sido marcado por greves e por surtos de Covid-19. Como resultado, centenas de voos foram cancelados. As companhias aéreas e os operadores de aeroportos continuam enfrentando escassez de trabalhadores no pós-pandemia, com greves decretadas.

A maioria dos cancelamentos em Portugal foi de voos da TAP, uma das principais companhias aéreas que ligam Lisboa-São Paulo, Lisboa-Brasília e Lisboa-Recife. A aérea também opera rotas como Lisboa-Salvador e Lisboa-Belo Horizonte.

A companhia está trabalhando com um número reduzido de funcionários e também passa por uma reestruturação. Embora os pilotos tenham decidido não entrar em greve, eles afirmam que o número de profissionais está abaixo da demanda. 

Outro fator que dificultou os embarques da empresa: um acidente com um jato privado na última sexta-feira (1) bloqueou uma pista em Lisboa. Desde então, muitos voos da TAP tiveram de ser remanejados para outros aeroportos.

Um protesto em particular se tornou viral nas redes. O vídeo mostra um brasileiro reclamando no aeroporto, dizendo que "fedendo, há 5 dias com a mesma cueca". Em entrevista à emissora portuguesa RTP, acrescentou que a empresa remarcou voos, entregou cartões de embarque e depois cancelou-os repetidamente.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp