BNews Turismo

Fim de semana de caos no aeroporto de Lisboa na retomada do turismo em Portugal

Divulgação/ Facebook @tapbrasil
Vários voos, na maioria da empresa TAP, foram cancelados entre a sexta-feira (1) e o domingo (3)  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Facebook @tapbrasil

Publicado em 04/07/2022, às 10h43   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A retomada do turismo em Lisboa tem gerado caos nos embarques e desembarques no principal aeroporto do país. A infraestrutura do aeroporto de Lisboa tem se mostrado frágil diante da grande quantidade de voos e passageiros do turismo em massa. Vários voos, na maioria da empresa TAP, foram cancelados entre a sexta-feira (1) e o domingo (3).

De acordo com a coluna Portugal Giro do jornal O Globo, Portugal foi surpreendido com a retomada das viagens no pós pandemia. A expectativa era que o volume de passageiros fosse aumentado em 2023. Aliado a isso, as greves de funcionários de companhias aéreas de outros países e um problema de aterrissagem de um jato comercial em Lisboa agravaram o caos no aeroporto.

Foram muitos os problemas enfrentados pelos passageiros: cancelamentos em cima da hora, passageiros retirados de voo prestes a decolar, malas extraviadas, longas filas, confusão para pedir reembolso, desinformação e dificuldades para embarcar em outra aeronave. “O voo em Lisboa atrasou 50 minutos e a conexão para São Paulo em Madri não esperou. Pior: o avião estava no pátio, mas os funcionários encerraram o embarque. Tem uma fila enorme. Tentei filmar, mas me pediram para parar e apagar”, disse a brasileira Pamella Lima, que viajava pela Iberia para o Brasil, antes de embarcar.

A recuperação da infraestrutura aeroportuária de Portugal está pagando a conta das demissões no auge da pandemia, aliada a dificuldade de recontratação de mão de obra. O número de voos está apenas 2,8% abaixo do mesmo período de 2019, enquanto na Europa o índice é de 15%. Apesar do caos registrado nesses últimos dias, dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo mostram que o país tem potencial para voltar a ser destino da moda.

Em nota, a TAP informou que “devido aos constrangimentos em vários aeroportos em que a TAP opera, incluindo o incidente com um jato privado na sexta-feira no aeroporto de Lisboa, muitos voos da companhia foram afetados e, consequentemente, toda a nossa operação. Os passageiros afetados deverão aguardar uma mensagem com um novo horário de voo”.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp