BNews Turismo

Preço do querosene de aviação subiu mais do que diesel, gasolina e GNV em 2021

Reprodução // AeroIn
Preço do querosene de aviação é um dos grandes vilões no valor do preço das passagens aéreas  |   Bnews - Divulgação Reprodução // AeroIn

Publicado em 11/01/2022, às 15h32   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O preço do querosene de aviação (QAV) teve uma alta de 76,2% de 4 de janeiro a 13 de dezembro de 2021, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

A avaliação tomou como base, segundo a Associação, os dados mais atuais disponibilizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Leia também:

Em crise, Itapemirim pede suspensão de 16 linhas de ônibus interestaduais e afeta cidades baianas
Itapemirim tem salários e dívidas em atraso, falta de aviões e dados errados
Suspensão dos voos da ITA pode prejudicar 40 mil passageiros neste fim de ano

“A disparada do preço do QAV mostra como os custos estruturais do setor aéreo nos preocupam e podem inibir uma retomada mais consistente da aviação comercial. Ainda temos a pressão dos constantes recordes de cotação do dólar em relação ao real, já que mais de 50% dos nossos custos são indexados pela moeda norte-americana”, afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

Com esse resultado, o QAV é o combustível de consumo em massa cujo preço teve a maior valorização no ano passado, acima do diesel (+56%), gasolina (+42,4%) e gás de cozinha (+36%), que têm sido apontados como um dos principais responsáveis pela escalada da inflação no país.

A alta no preço do QAV influencia diretamente no preço médio das passagens aéreas, que também tiveram sucessivas altas no ano passado.

Período: 04/01/2021 a 13/12/2021

QAV: +76,2%

Diesel: +56%

Gasolina: +42,4%

GLP: +36%

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp