BNews Turismo

Presidente da ABEAR explica como ajudou a socorrer passageiros da ITA e afirma que preço médio das passagens aéreas caiu pela metade em 15 anos

Reprodução
Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, confirmou ao BNews que voos nacionais terão recuperação total em março deste ano  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 06/01/2022, às 16h42   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Eduardo Sanovicz, presidente ABEAR - Associação Brasileira das Empresas Aéreas, entidade que representa todas as empresas do setor que operam no Brasil, com exceção da Azul, falou ao BNews sobre a expectativa de retomada completa dos voos domésticos em março e explicou quais fatores foram essenciais para a malha aérea atingir esse patamar.

Durante a entrevista, Sanovicz também falou sobre o papel da ABEAR: “trabalhar em defesa do alinhamento do trabalho no ambiente internacional, trabalhar pra que toda nossa cadeia produtiva seja eficaz e ágil com segurança e infraestrutura. Além disso, é nosso papel defender a política de liberdade tarifária que existe desde 2022”.

Segundo o presidente, a política de liberdade tarifária citada anteriormente “gerou a queda do ticket médio nos últimos 15 anos pela metade no Brasil. Para se ter um exemplo, em 2002 o Brasil vendia 30 milhões de bilhetes por ano a R$ 900,00. Entre 2018 e 2019, antes da pandemia, já vendíamos 100 milhões de bilhetes por ano a uma média de R$ 430,00”.

Outro assunto abordado foi a crise na Ita, companhia aérea que estreou no Brasil em junho e que deixou milhares de passageiros desassistidos no fim de 2021 ao anunciar paralisação das atividades. Apesar de não comentar diretamente a situação da ITA, Eduardo Sanovicz informou que a ABEAR apoiou a Anac no sentido de minimizar os danos aos passageiros que haviam comprado passagens da empresa e ficaram sem saber como voltariam para casa.

Leia também:

Em crise, Itapemirim pede suspensão de 16 linhas de ônibus interestaduais e afeta cidades baianas

Itapemirim tem salários e dívidas em atraso, falta de aviões e dados errados

Suspensão dos voos da ITA pode prejudicar 40 mil passageiros neste fim de ano

“O número total [de beneficiados] eu não sei. Abrimos a possibilidade, a pedido da Anac, para que todos lugares vagos nas outras empresas fossem ocupados por passageiros da Ita retornando para usa casa. As vagas foram ofertadas para a Anac gratuitamente”, destacou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp