BNews Turismo

"Residência automática": Nova lei de Portugal facilita vida brasileiros no país europeu

Frank Nürnberger por Pixabay
Lei de Portugal que entrou em vigor vai 'adiantar' a vida dos imigrantes da CPLP  |   Bnews - Divulgação Frank Nürnberger por Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 02/03/2023, às 15h44


FacebookTwitterWhatsApp

Entrou em vigor o novo modelo de autorização de residência em Portugal para imigrantes dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que brange o Brasil. Desde esta quarta-feira (1°), a lei vai acelerar o processo dos brasileiros que já moram no país, além dos que têm intenção de residir no local.


De acordo com o site G1, novo modelo dá uma autorização de residência de um ano e imigrante dos países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste), sem que seja preciso passar pelo processo de manifestação de interesse, que atualmente pode levar até dois anos.


Com esse benefício conhecido como "residência automática", os cidadãos da CPLP poderão trabalhar, alugar imóveis e se inscrever em cursos de forma legal. Ainda segundo o site, a nova medida deve atender milhares de pessoas que aguardam o resultado de seus processos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp