BNews Turismo

Semana Santa impulsiona o turismo religioso na Bahia; entenda

Divulgação
Diversas igrejas no território baiano fomentam o turismo religioso do estado  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/04/2023, às 13h19   Cadastrado por Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos principais destaques turísticos do território baiano é a imensa quantidade de igrejas históricas e roteiros, que incluem santuários e importantes centros do turismo religioso, segmento que tem crescido muito no Brasil. Um dos períodos que mais atrai visitantes é a Semana Santa, que possui tradições com significados especiais, especialmente no interior.

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, a Procissão do Fogaréu será realizada, nesta quinta-feira (6), em Serrinha, na zona turística Caminhos do Sertão, e completa 90 anos. Na ocasião, fiéis fazem o trajeto de 5km, da Catedral de Serrinha até a Colina de Nossa Senhora de Santana, levando tochas e velas acesas, para reviver o sofrimento de Jesus. São esperados 35 mil visitantes, a maioria dos 20 municípios da região sisaleira. 

Em Bom Jesus da Lapa, nos Caminhos do Oeste, cerca de 15 mil visitantes são esperados, nesta semana, para as celebrações. O ponto alto acontece na Sexta-feira da Paixão, quando romeiros da Bahia e de outros estados e moradores da cidade sobem a gruta do Bom Jesus, com 90 metros de altura, reproduzindo a via sacra.  

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

"Temos uma tradição muito bonita, que começa às 5h da manhã, com os fiéis subindo a gruta. As manifestações seguem durante todo o dia, inclusive com  a encenação da Paixão e Morte de Cristo, realizada pelo grupo de teatro da igreja", relata o reitor do Santuário da Lapa, padre João Batista.  

No município de Monte Santo, nos Caminhos do Sertão, os atos de fé são marcados pela procissão que percorre dois quilômetros até o Santuário de Santa Cruz, na Serra do Araçá, na sexta-feira também. A estimativa é que 10 mil pessoas participem da celebração. 

Já em Esplanada, na Costa dos Coqueiros, o destaque é o espetáculo da Paixão de Cristo, realizado há 26 anos em pontos do município. Considerada a maior encenação teatral a céu aberto do litoral norte baiano, ela deve atrair quatro mil visitantes de cidades da região.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp