BNews Turismo

Setor de Turismo apresenta alta no número de empregos gerados desde maio de 2021

Divulgação / Rudy and Peter Skitterians  - Pixabay
Maio de 2022 teve a terceira alta consecutiva, de 2,6%, deixando o segmento apenas 0,1% abaixo dos números registrados antes da Covid-19  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Rudy and Peter Skitterians - Pixabay

Publicado em 25/07/2022, às 14h55 - Atualizado às 14h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A atividade turística foi muito impactada pela pandemia de Covid-19, mas, as pessoas têm voltado a viajar aos poucos, reaquecendo o setor de turismo brasileiro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os números têm se mostrado positivos e se aproximam dos índices pré-pandemia. No mês de maio, o segmento teve seu terceiro aumento consecutivo, de 2,6%, e está apenas 0,1% abaixo dos números registrados antes da Covid-19. Até mesmo o mercado desse nicho tem sido de oportunidades. Segundo a Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor tem aumentado o emprego formal. Desde maio de 2021, os saldos mensais entre admissões e desligamentos se mostraram positivos. Os serviços de hospedagem são os que mais contratam.

Viviane Magalhães é diretora de Recursos Humanos de um grupo de hotéis e resorts e confirma essas projeções nas contratações. "Com a vacinação, as pessoas se sentem mais segurar em viajar. Nós estamos observando o retorno dos eventos, o que é muito positivo para o turismo e a hotelaria como um todo. Tudo isso impacta no número de contratados", diz. A CNC fez uma projeção indicando um aumento de 2,4% para o setor neste ano. No entanto uma nova projeção indicou um aumento um pouco maior, de 2,8%.

Para Alexandre, diretor do Conselho Empresarial de Turismo da CNC, mesmo com a situação inflacionária que o país enfrenta, as pessoas estão se acostumando e podendo viajar. Ele percebe que o aumento dos preços das passagens aéreas acaba sendo um empecilho para o turismo, mas espera que melhore no verão brasileiro, com a chegada de turistas estrangeiros. "A oferta de companhias aéreas deve subir um pouco, o preço deve estabilizar. Ainda temos um longo percurso a fazer, mas acho que vai colaborar para termos uma temporada de verão muito melhor que esses últimos dois anos", diz. As férias escolares de julho e o turismo corporativo também contribuíram para o aumento do setor.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp