BNews Turismo

Setor de turismo brasileiro deve obter faturamento de aproximadamente US$ 122,28 bi em 2022

Divulgação / Brett Hondow - Pixabay
Retorno à normalidade favorece o segmento, que volta a ser protagonista no Brasil  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Brett Hondow - Pixabay

Publicado em 05/10/2022, às 13h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O turismo foi um dos setores mais afetados pelas restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19. Devido às medidas de isolamento, milhões de viajantes brasileiros e estrangeiros deixaram de viajar pelo país, o que impactou a economia. O retorno à normalidade favorece o segmento, que volta a ser protagonista e, de acordo com projeções do WTTC (World Travel & Tourism Council), fórum que acredita na recuperação total do turismo em 2023, deve movimentar cerca de US$ 122,28 bilhões em 2022. Em julho, por exemplo, o faturamento do setor cresceu 32,1%, segundo dados da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

O valor que o turismo brasileiro deve obter representa aproximadamente 7,6% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. O setor, que é basicamente composto por pequenos negócios (cerca de 97%), reencontrou o caminho do crescimento. Um estudo desenvolvido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em colaboração com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) apontou para uma expectativa de que as MPEs da cadeia produtiva atinjam um patamar de estabilidade no primeiro semestre de 2023 e ultrapassem, no segundo semestre, o faturamento de períodos anteriores, revela o Poder 360.

É importante que os pequenos negócios estejam prontos para aproveitar as novas oportunidades, já que estamos vivendo um período marcado pela alta do dólar e pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, aliado ao desejo cada vez mais dos brasileiros de voltar a viajar pelo país. O empreendedor precisa estar alinhado aos novos comportamentos do mercado e avaliar o que é preciso fazer para se adaptar e assegurar a sustentabilidade do negócio, inclusive para atender a uma demanda futura.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp