BNews Turismo

Turismo perderá US$ 2 trilhões em 2021, diz OMT

Reprodução // Wikipedia
Situação poderá ser agravada pela nova variante do coronavírus  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Wikipedia

Publicado em 02/12/2021, às 14h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Penalizado pela pandemia desde os primeiros meses de 2020, o turismo deve perder uma cifra de US$ 2 trilhões em escala global, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). O prejuízo para o setor é semelhante ao que foi visto em 2020. O surgimento da nova variante – a ômicron – pode levar ainda mais riscos ao setor.

Apesar das melhoras recentes no segmento, a Organização lembra que as taxas de vacinação desiguais no mundo e as novas variantes de Covid-19 poderão ter grande impacto sobre uma recuperação já ‘lenta e frágil’.

Os números mais recentes mostram que as chegadas de turistas internacionais em 2021 deverão continuar entre 70% e 75% inferiores aos níveis de 2019, antes da pandemia. Somente na América do Sul, até setembro deste ano, a queda da contração no turismo internacional era de 85%, também comparado a 2019 – sendo que o Caribe é a exceção, com recuo de 35% no mesmo comparativo.

A OMT defende a tese de que a retomada do turismo internacional com toda segurança continuará a depender amplamente de uma resposta coordenada ente as lideranças dos países que possuem restrições de viagens, protocolos de segurança e de higiene. Além disso, a entidade frisa que será necessária uma ‘comunicação eficaz para restabelecer a confiança entre consumidores’, considerando que algumas regiões do globo se sobressaem em termos de infecções.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp