BNews Turismo

Turistas nadam pelados em canais e vandalizam igreja em Veneza

Reprodução
Nas últimas semanas, houve uma série de transgressões turísticas em Veneza  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 29/05/2022, às 15h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nas últimas semanas, houve uma série de transgressões turísticas na cidade italiana de Veneza, desde mergulhos nus nos canais preservados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) até vandalismo em uma das igrejas icônicas da cidade, segundo a CNN.

Na noite de 15 para 16 de maio, a fachada da igreja Redentore – projetada pelo “estrela” renascentista Andrea Palladio e local do talvez mais famoso festival da cidade – foi vandalizada, o que gerou revolta na população e posicionamento firme do poder público.

Uma parte da fachada – construída em pedra branca da Ístria, que fazia parte do império veneziano quando a igreja foi construída – foi pintada de rosa, com o que parecia ser uma equação rabiscada em cima. A área de três metros quadrados fica abaixo da estátua de São Francisco de Assis, logo à direita da entrada enquanto você sobe sua famosa escadaria de pedra branca.

Leia também:

Junho Verde: Prefeitura de Guarulhos estuda possibilidade de cobrar "Taxa Ambiental" para aviões que pousam no aeroporto da cidade

Segundo a CNN, um habitante local que tentou limpar a pichação causou mais danos usando água, o que ajudou a cor a penetrar mais profundamente na pedra porosa. Agora o problema está sendo abordado por restauradores de arte contratados pelo governo.

Outra igreja de Veneza, a Sant’Antonin, foi pichada alguns dias antes, de acordo com o jornal local La Nuova. Enquanto isso, outro autointitulado artista derramou tinta azul brilhante sobre uma ponte na Fondamenta dei Garzotti, uma das principais ruas da cidade a partir da estação de trem. Parecia soletrar a palavra “liberdade”.

E na noite de quinta-feira (26), dois turistas norte-americanos decidiram se despir e mergulhar pelados em um canal no bairro residencial de Castello. Moradores chocados os observaram nadando por cerca de cinco minutos na água – para onde as casas próximas drenam seu esgoto – antes de se enxugar e retornar ao Airbnb.

As câmeras de vigilância ajudaram a resolver alguns dos problemas. As autoridades já localizaram a pessoa responsável por vandalizar a igreja Redentore, acompanhada de dois amigos.

Eles faziam parte de um evento de arte de rua que ocorreu no início do dia, de acordo com o conselho da cidade. As autoridades vasculharam as redes sociais para ver quem poderia ser o culpado e encontraram um artista de rua cujo trabalho exclusivo é criar designs no estilo de equações.

Agora, a polícia está à procura de imagens de circuito interno de câmeras em busca dos mergulhadores. O prefeito Luigi Brugnaro chamou o vandalismo de “cicatriz” na basílica, que chamou de “lugar simbólico das tradições venezianas”. “Os responsáveis não devem ficar impunes, eles devem pagar!”, escreveu ele em publicação no Twitter, pedindo que mais poderes sejam dados aos juízes de paz.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp