BNews Turismo

Turistas podem ter que pagar taxa para visitar praias mais famosas de Portugal; entenda

Divulgação / Julius Silver - Pixabay
Se aprovada, taxa turística entrará em vigor a partir de 2023  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Julius Silver - Pixabay

Publicado em 13/10/2022, às 13h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os municípios do Algarve, em Portugal, planejam implantar uma taxa turística para os viajantes visitarem das praias famosas da região, que é conhecida por conta de suas belas praias. A medida deve entrar em vigor a partir do ano que vem, e deverá custar 2Є por noite de cada turista. A discussão sobre a implementação deste valor já existe há três anos. 

"Em 2019 foi decidido avançar com a aplicação da taxa turística, que foi suspensa por causa da pandemia, mas consideramos que está na altura de voltar à sua aplicação, com um valor comum a todos", disse à agência Lusa, António Pina, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve.

O objetivo é que todos os municípios do Algarve cobrem a taxa de 2Є para aqueles que desejam conhecer as praias da região. O valor deverá ser pago durante a estadia por todos os turistas, com exceção das crianças até 12 anos. A tarifa cobrada será repassada a cada cidade.

Mas, a nova medida ainda não é unanimidade. A hotelaria e a cidade de Silves têm receio de que a cobrança afaste alguns turistas, ainda mais em tempos de inflação alta e custo de vida elevado. Porém, de acordo com Antônio Pina, a cobrança de uma taxa turística na região "só será aplicada depois de conversações com os todos os parceiros do setor do turismo".

Duas cidades do Algarve já cobram de seus visitantes uma taxa turística de 1,50Є, Em 2019, Vila Real de Santo António instituiu a cobrança que depois também foi implementada por Faro.

A taxa turística já é uma realidade em diversas cidades pelo mundo. Em Portugal, Lisboa e o Porto já cobram pela entrada de turistas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp