BNews Turismo

WTM Latin America registra crescimento de 35% em visitação na comparação com 2022

Divulgação
WTM Latin America conta com 600 expositores, mais de seis mil reuniões agendadas e 22 mil inscritos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/04/2023, às 11h00   Cadastrado por Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

As palavras de ordem escolhidas como lemas da WTM Latin America 2023 - "Descobrir, inovar e aprender" - guiaram também a solenidade de abertura do evento na manhã desta segunda-feora (3). A cerimônia contou com a participação de autoridades, representantes do poder público e empresários de diferentes partes da América Latina e foi marcada por discursos de otimismo em relação ao atual momento do setor, números que reforçam a relevância dessa indústria e anúncio de novidades.

Do palco do Explore Technology, Daniel Zanetti destacou o trabalho conjunto para fazer dessa indústria um importante instrumento para um futuro melhor. “O turismo nos motiva como vetor econômico e social. O turismo é solução e todos nós somos parte dessa solução. O chamado para um mundo melhor e para um turismo melhor estão refletidos nos corredores, nos teatros e nas oportunidades de negócios que o evento traz”, afirmou o diretor da WTM Latin America.

Com 600 expositores, mais de seis mil reuniões agendadas e 22 mil inscritos, a edição atual representa um crescimento de 35% em visitação na comparação com 2022. “Mais do que números, a capilaridade e a oportunidade de levar a América Latina para o mundo e trazer o mundo para a América Latina nos orgulha e nos motiva. Sempre fomos inquietos e convidamos vocês a viver essa inquietude conosco nos próximos três dias”, finalizou. Vasyl Zhygalo, Diretor de Portfólio Global dos Eventos WTM e IBTM, enfatizou a oportunidade única para que os profissionais reunidos possam conhecer mais sobre o Brasil e o resto do mundo. “Vamos aproveitar esta oportunidade para construir novas conexões, novos sonhos e novas memórias que durem pela vida inteira”, sugeriu.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, citou números que provam a premissa do turismo como solução. “A cada R$ 1 gasto em promoção, são R$ 20 que entram na economia local. O turismo brasileiro representa 8% do PIB, um modelo de desenvolvimento que é gerador de emprego e compatível com o século 21. A nova equipe da Embratur está amplamente capacitada para participar desse amplo diálogo entre poder público e iniciativa privada e para transformar o que é oferta em promoção para o turismo”, disse.

Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, revelou dados recentes da Fecomercio que apontam para um aumento de 30,3% na chegada de turistas à capital paulista nos últimos 12 meses, muitos deles impulsionados pelo retorno dos grandes eventos em diferentes áreas. “O turismo é fundamental não apenas para a geração de emprego e renda como para a consolidar a imagem de um destino. Quando essa imagem é positiva, o turismo acaba auxiliando na atração de negócios em diferentes áreas”, afirmou.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Bento Nunes, secretário executivo do Ministério do Turismo, lembrou que o ano de 2023 é histórico não só por marcar os 10 anos de realização da WTM Latin America, mas também pelos 20 anos da criação do Ministério do Turismo. E destacou o papel do Turismo como fator de inclusão social. “No Ministério do Turismo, me deparei com um mundo novo, repleto de possibilidades para contribuir para o desenvolvimento do nosso país, e não somente o desenvolvimento econômico, que é inegável, mas também de inclusão social”, disse.

Para marcar a ocasião, o ministério trouxe para a WTM Latin America o lançamento de uma série de iniciativas envolvendo o Turismo voltado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, um público que, segundo ele, é de 17 milhões de pessoas no país. Entre as iniciativas estão a apresentação dos resultados da pesquisa do perfil do turismo para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida; o lançamento de um portfólio online de atrações brasileiras com acessibilidade; e a edição de uma cartilha educativa sobre como atender esse público com qualidade.

O Mtur também citou a criação de novas campanhas para a proteção das crianças e adolescentes, incluindo o lançamento de um curso de qualificação sobre o Código de Conduta Brasil, material que orienta empresas e prestadores de serviço do Turismo para adotar ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Outra iniciativa destacada por Nunes foi a estreia da campanha “O Turismo Respeita as Mulheres”, contra a exploração sexual das mulheres nas atividades turísticas. “O Turismo sexual não existe e precisa ser banido do nosso vocabulário”, enfatizou.

Ministra do Turismo, Daniela Carneiro visitou diverso estandes de estados e municípios turísticos brasileiros, bem como os de parceiros latino-americanos. “Nossas riquezas precisam ser cada vez mais valorizadas e promovidas, vamos fortalecer e desenvolver o nosso turismo. O Brasil está de volta”, disse em visita ao estande do Chile.


Sobre a WTM Latin America

A WTM Latin America é realizada, anualmente, na cidade de São Paulo e atrai cerca de 20 mil profissionais de turismo durante os três dias de evento. O evento oferece conteúdo qualificado aliado a networking e oportunidades de negócios. Em sua mais recente edição, em 2022, a WTM Latin America manteve seu foco na geração efetiva de negócios, e conseguiu a marcação antecipada de seis mil reuniões que foram realizadas entre compradores, agentes de viagens e expositores. O próximo evento, que marca o aniversário de 10 anos da WTM Latin America, ocorre entre 3 e 5 de abril (segunda-feira e quarta-feira, respectivamente), no Expo Center Norte, em São Paulo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp