BNews Agro

Ameaça de extinção de jumentos entra em pauta em evento na Ufba

O evento que debaterá soluções sustentáveis para os jumentos ocorrerá entre os dias 12 e 13 de maio, na Ufba  |  Divulgação PMBA

Publicado em 08/05/2023, às 09h34   Divulgação PMBA   Redação BNews

O estilo de vida dos jumentos tem levantado debates referentes ao atual cenário dos animais. A princípio, o Nordeste brasileiro tem enfrentado uma diminuição significativa da população de jumentos. Ameaçado de extinção, o asinino teve uma queda de cerca de 10% de sua população entre 2011 e 2012, apenas no estado da Bahia.

Nesse sentido, dez anos depois, existe um alerta da academia: impactos socioeconômicos e de segurança sanitária, entre outros temas, estão em forte discussão. Como forma de debater essa urgência, será realizado entre os dias 12 e 13 de maio, o I WORKSHOP - Jumentos do Brasil: Futuro Sustentável na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. 

Sob coordenação das professoras doutoras Chiara Albano de Araujo Oliveira e Thereza Cristina Borio dos Santos Calmon de Bittencourt, o evento tem como proposta contemplar especialistas para atualização e discussão de novos argumentos científicos que propõem soluções sustentáveis para a conservação dos jumentos do Brasil.

Acima de tudo, as metas são publicar e divulgar artigos científicos acerca dos temas apresentados, proporcionar discussões com cientistas e a sociedade sobre as oportunidades e desafios das populações de jumentos no Brasil e elaborar um documento final com propostas para promover um futuro sustentável para os animais no país.

Totalmente gratuitas, as inscrições contemplam até 120 vagas presenciais e 150 virtuais. Além disso, haverá transmissão ao vivo pelo canal da UFBA no Youtube.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Salvador UFBA extinção estado cidade sustentabilidade jumentos bnews agro

Leia também


Ativistas pedem fim do abate de jumentos em caminhada em Salvador


Congresso Nacional fica laranja por motivo surpreendente


Prefeitura proíbe de forma definitiva "corrida de jumentos" e pede desculpas por evento; veja vídeo