BNews Agro

Preços da batata, cebola e tomate registram queda no atacado, aponta pesquisa

Conab aponta que batata, cebola e tomate fazem parte das hortaliças com maior representatividade de comercialização  |  Stokpic por Pixabay

Publicado em 21/04/2023, às 10h00   Stokpic por Pixabay   Milena Ribeiro

O 4º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontou uma queda nos preços da batata, cebola e tomate em grande parte das Centrais de Abastecimento (Ceasas), em março. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (20).

O alface e a cenoura, por sua vez, apresentaram alta no mês passado. A pesquisa considerou a batata, cenoura, cebola, tomate e alface como as cinco hortaliças de maior representatividade no comércio nas principais Ceasas do Brasil.

A batata apresentou quada após um período de alta qua durou de setembro de 2022 até janeiro deste ano. Em março, a média dos preços nos mercados foram 9,63% menos do que fevereiro.

Já a cebola atingiu o pico em novembro de 2022, mas vem declinando coninuamente. A análise apontou que o preço médio ponderado caiu 10,89% no mês de março. A oferta voltou a subir 22,4% em comparação com fevereiro.

Cenoura e Alface

O peço da cenoura atingiu níveis muito baixos no fim de 2022, mas logo a média ponderada subiu 23,93% no primeiro trimestre desse ano, em todos os mercados.
Houve aumento da oferta, mas não o suficiente para mudar o comportamento de alta dos preços”, pontuou a estatal. O movimento continua ascendente no início de abril.

O alface também apresentou alta nos preços, com exceção da Região Sudeste, que apenas a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) registrou aumento de 17,68%.

Frutas

A pesquisa também analisou o segmento de frutas e pontuou que, no mês de março, a laranja, o mamãe e a melancia tiveram altas nos preços, já a banana e a maçã tiveram uma queda.

No mês analisado, a cotação da banana caiu com o aumento da oferta da variedade banana prata, principalmente no norte minero. A banana nanica, por sua vez, viu seus preços subirem e a oferta cair.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Tomate Cebola preço batata bnews agro queda de preço

Leia também


Em viagem a China, Lula diz que agro brasileiro pode dobrar produção sem derrubar nenhuma árvore


Bahia Farm Show 2023 trará novidades do agronegócio


Preços das carnes registram queda no Brasil em março, aponta IBGE