BNews Agro

Safra estadual de grãos deve chegar a produção de 12 milhões de toneladas, estima Conab

A safra passará por um aumento de cerca de 0,4% em relação ao ciclo anterior  |  Reprodução/Agência Brasil

Publicado em 09/10/2022, às 10h45   Reprodução/Agência Brasil   Redação BNews

A produção de grãos no ciclo 2022/23 na Bahia deverá ultrapassar as 12 milhões de toneladas, o que corresponde a um aumento de 0,4% em relação ao ciclo anterior. Os dados são do primeiro Levantamento da Safra 2022/23, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O maior percentual de crescimento estimado é na produção de algodão total (pluma e caroço), que salta 12,5%, passando de 1,3 milhão de toneladas em 2021/22 para 1,5 milhão de toneladas em 2022/23.Esse crescimento projetado deve-se à melhoria de produtividade, já que a companhia não prevê um aumento expressivo na área plantada.

O plantio da fibra ainda não foi iniciado, uma vez que a cultura está sob o regime de vazio sanitário no extremo-oeste baiano entre 20 de setembro e 20 de novembro. Os produtores da região, no entanto, têm buscado formas para ampliar a área de semeadura. Uma das ações é a solicitação para antecipar o plantio da soja, o que permitiria uma maior janela de plantio das culturas de segunda safra, entre elas o algodão.

Milho

Na Bahia, as atenções estão voltadas para a fase final de maturação e colheita da 3° safra de milho do ciclo 2021/2022. O cenário é de otimismo, sendo esperada boa produtividade e também elevação na cotação do produto.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia produção safra conab estimativa grãos bnews bnews agro

Leia também


Empresas do agro ameaçam cortes em caso de vitória de Lula nas eleições 2022


Lula prepara carta para o agronegócio e leva Tebet a palanque para reconquistar setor