BNews Agro

Suplementação nutricional é essencial para pecuarista vencer o desafio da seca, diz especialista

Segundo especialista, a carência de chuva restringe a oferta de forragens durante o período de chuva  |  Pixabay

Publicado em 04/07/2022, às 17h28   Pixabay   Redação BNews

A alimentação sempre foi um dos principais desafios dos pecuaristas no período mais seco do ano. Segundo o médico veterinário Thales Vechiato, “a carência de chuva restringe a oferta de forragens e, por isso, reforçar a dieta é estratégico para manter o padrão nutricional do gado e evitar queda de ganho de peso”.

De acordo com um levantamento feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no período de seca os níveis de proteína, energia, vitaminas e minerais caem na pastagem, tornando-se necessária a reposição nutricional do gado com táticas de alimentação que supram essas deficiências da forragem.

“A instituição destaca que, em regra, as pastagens brasileiras são, deficientes em macro e microminerais, o que leva a suplementação a ser indispensável o ano inteiro”, informa Vechiato.

O veterinário esclarece ainda que 'o principal limitante durante a seca é a proteína'. "No entanto, a parte mineral do capim – que já é baixa na época de águas –, se torna ainda menor no período de estiagem, deixando de atender as necessidades mínimas do gado e causando prejuízos, que vão da baixa imunidade ao menor ganho de peso, queda na produção de leite e atraso na recuperação do parto, entre outros níveis produtivos que são prejudicados”, ressalta.

Por isso, segundo o especialista, a suplementação tem o objetivo de corrigir as deficiências da dieta, de modo a atender às necessidades fisiológicas dos animais. “Para garantir o bem-estar dos bovinos e evitar perdas na fazenda, é preciso fazer um bom planejamento nutricional. Basicamente, essa necessidade varia de acordo com o peso e a categoria do animal. Para obter resultados positivos nesse período, é necessário ter um planejamento que leve em consideração as necessidades fisiológicas das diferentes categorias e os níveis nutricionais do alimento oferecido.”

Para o período, o veterinário alerta para a importância da água à saúde dos bovinos. “Devemos lembrar que a água é o nutriente mais importante para a vida. Bovinos consomem de 10% a 20% do peso vivo em água por dia. Sendo assim, é preciso garantir acesso, qualidade e volume necessário”.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags alimentação seca gado embrapa pecuaristas agro falta de chuva padrão nutricional

Leia também


Governo planeja que empresas do agro façam própria fiscalização sanitária


Agronegócio baiano representa mais de 24% do PIB estadual no primeiro trimestre de 2022


Gestores baianos debatem políticas públicas e programas sobre o setor agropecuário na 2ª edição da Feagri