BNews Folia

BNews Folia: DPE envia recomendação para abordagem de mulheres e homens trans para as forças de segurança

No documento enviado pela DPE há orientações sobre como proceder nos casos de revista pessoal e outros  |  Tiago Di Araújo / BNews

Publicado em 05/02/2024, às 19h22   Tiago Di Araújo / BNews   Cadastrada por Letícia Rastelly

As forças de segurança do Estado e a Guarda Municipal de Salvador receberam um documento sobre a abordagem de mulheres e homens trans, além de pessoas não binárias, que serve para todo o ano, mas com evidência para a atuação no Carnaval.

O material foi produzido e encaminhado pela Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA), em conjunto com o Ministério Público Estadual, e visa garantir o respeito à dignidade da pessoa humana.

No documento, há orientações sobre como proceder nos casos de revista pessoal, uso do pronome de tratamento, utilização de espaços públicos e privados com divisão de gênero, além do direito da pessoa em se identificar como do gênero feminino e/ou masculino.

“Enquanto servidores públicos, devemos zelar para que todas as pessoas sejam respeitadas. No Carnaval e em todos os dias do ano”, ressalta a coordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos da DPE/BA, Lívia Almeida.

Classificação Indicativa: Livre


Tags carnaval DPE Defensoria Pública da Bahia

Leia também


Gigante brasileiro decide demitir treinador ex-Bahia; saiba detalhes


Menino que brincava na casa da madrinha em Salvador é vítima de bala perdida